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Benchmarking: o que é e como fazer

Edu Gazzinelli Por Edu Gazzinelli
em Marketing
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  1. Afinal, o que é benchmarking?
  2. Onde fazer benchmarking na internet: 2 formas de encontrar insights
    1. 1. E-commerces
    2. 2. Plataformas de vendas
  3. Benchmarking e os princípios éticos
  4. Como implementar o benchmarking?
    1. Reciprocidade
    2. Validade
    3. Analogia
    4. Medição

No mundo dos negócios existem várias estratégias para observar e melhorar sua empresa, impulsionando seu desempenho e relevância em meio às demais. E uma das mais eficientes é o benchmarking.

Não sabe do que estamos falando? Então continue sua leitura para entender mais sobre a metodologia que cresce cada vez mais no mercado e tem ajudado vários empresários a alavancar seus negócios e, consequentemente, impulsionar suas vendas. Vamos nessa!

Afinal, o que é benchmarking?

Benchmarking é uma palavra derivada do inglês benchmark, que em livre tradução significa referência.

Trata-se da observação e estudo aprofundado de grandes empresas que são parâmetros no mercado, visando aperfeiçoar o desempenho e resultados do seu próprio negócio ou marca.

Observar dados e a forma como empresas referência no mercado se portam em meio às mais diversas variáveis é de grande ajuda para detectar falhas, e encontrar formas de aperfeiçoar o desempenho e qualidade de produtos oferecidos ao público.

Por isso, não importa o porte de sua empresa, o benchmarking é a melhor opção para que você consiga se comparar com grandes empresas e assim atingir o máximo de seu potencial como prestador de serviços ao cliente.

Além, claro, de evidenciar a que pé sua empresa está de acordo com as demais.

Então se você deseja se tornar um “ás” dentro do mercado e impulsionar sua empresa a excelência, esteja sempre alerta aos vários exemplos cotidianos, por mais evidentes que sejam.

Onde fazer benchmarking na internet: 2 formas de encontrar insights

1. E-commerces

Se sua empresa possui um e-commerce ou loja virtual para vender online, esse pode ser um canal fundamental para participar do benchmarking.

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Cada vez mais empresas estão aproveitando as plataformas de vendas para impulsionar e alcançar cada vez mais seus objetivos se tratando de vendas e atendimento ao cliente.

Como sites de vendas são, em sua grande maioria, de fácil acesso, pode-se fazer uso do benchmarking para observar aspectos como:

  • Layouts
  • Páginas e organização de conteúdo
  • Descrição de produtos
  • Preços e fretes
  • Opções de transportadores
  • Condições especiais e promoções, etc.

2. Plataformas de vendas

Outro exemplo ligado à internet é o seguinte: vamos supor que sua empresa seja algo do ramo alimentício, uma lanchonete para ser mais exato.

Sabemos que existem diversos aplicativos em que se pode fazer cadastro e ter sua lanchonete em evidência para mais pessoas, certo?

E é fato que várias empresas já estão vendendo através dessas plataformas, e a observação de concorrentes que já estão dentro desses apps pode ser uma alternativa para fazer o benchmarking.

Benchmarking e os princípios éticos

Já que estamos falando sobre benchmarking, não podemos deixar a parte ética de fora dessa estratégia tão importante para o mercado corporativo.

É importante lembrar que o benchmarking não é uma forma de roubar ideias de concorrentes, mas totalmente o contrário disso. É uma técnica de análise, estudo e uma fonte poderosa de insights, mas sem ultrapassar a linha ética que toda empresa deve ter.

Partindo do pressuposto que você usou a técnica de observação para melhorar sua empresa, tenha em mente que fazendo isso você estará ajudando diretamente outros empresários a melhorar sua visão de mercado.

Afinal, você estará consequentemente criando uma espécie de rede de suporte onde todas as empresas se ajudam direta ou indiretamente.

O benchmarking é sobre sempre impulsionar para ser melhor. Ou seja, buscar formas de fazer o seu negócio crescer da melhor maneira.

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E, desse modo, observar seus pontos fracos e assim programar as melhores medidas para que se obtenha a excelência que tanto se procura.

Como implementar o benchmarking?

Para ajudar a entender mais claramente como implementar o benchmarking de forma eficiente, precisamos entender melhor sua metodologia, que é dividida basicamente em quatro partes: reciprocidade, validade, analogia e medição.

Seguir esses métodos é a receita para um benchmarking eficiente e sem erros.

Reciprocidade

Tenha em mente que o compartilhamento de dados é tudo quando se trata de crescer. Você se lembra da rede de suporte que falamos um pouco mais acima? Então, é aqui que entra em prática. Não há possibilidade de aprendizado conjunto se os dados e informações não forem compartilhados. Parceria é a chave.

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Validade

Sempre se lembre de validar e confirmar os dados com que está trabalhando. A veracidade das informações é imprescindível para o benchmarking dar certo. Não há como melhorar sua visão de mercado com dados falsos.

Analogia

Analise com precaução e atenção os seus dados e o mercado. Cuidado é tudo quando se trata de adaptar diferentes informações recebidas para a realidade de seu segmento de trabalho.

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Medição

A comparação com grandes empresas para observar seu desempenho e suas falhas. Esta observação é uma grande aliada quando se trata de melhorar seus resultados. Não se esqueça de, com o passar do tempo, aumentar seu leque de buscas para sempre conseguir comparar sua empresa com referências de mercado à sua altura.

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A partir destas metodologias do benchmarking, você será capaz de decidir qual forma irá abordar as informações que coletou. Faça o planejamento de acordo com suas necessidades, sempre frisando o crescimento e o aprendizado para que sua empresa consiga os resultados que deseja.

E aí? Gostou dessa estratégia? Comente suas impressões sobre o benchmarking nos comentários.

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