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Como definir público-alvo + 5 ferramentas úteis

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Marketing
Reading Time: 6 mins read
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publico-alvo-eccentric-raczum

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  1. O que é público-alvo?
    1. Público-alvo x persona
  2. Como definir público-alvo?
  3. Extra: Ferramentas que podem auxiliar na definição do público-alvo

Um dos maiores erros de quem está começando um negócio é não parar para aprender como definir um público-alvo.

Isso porque esse deve ser o primeiro e mais importante passo para qualquer empresa que queira alcançar bons resultados em menos tempo. Afinal, seja você uma empresa de produtos ou serviços, você oferece algo para alguém – e se as pessoas são a base de todo negócio, saber com e para quem você se comunica é primordial.

Mas por mais que a importância de conhecer sua audiência seja algo claro para muitas pessoas, como definir o público-alvo ainda gera dúvidas. Então, se você quer entender o que é, como encontrar e ainda descobrir algumas ferramentas que podem ajudar no processo, continue a leitura.

O que é público-alvo?

Não podemos começar um artigo ensinando como definir público-alvo sem antes explicar o que é, certo? Bem, vamos lá: público-alvo é a parcela, o grupo de pessoas que sua empresa deseja atingir.

Elas são agrupadas por algumas características em comum que as tornam mais parecidas com o potencial cliente de uma empresa.

Esse grupo é basicamente o norte do seu negócio: é pensando em seu público-alvo que todas as outras coisas serão pensadas e estratégias criadas. Novos produtos, serviços, a forma de se comunicar, o branding, tudo irá partir da parcela da sociedade que sua empresa deseja atrair como consumidor.

Para sintetizar, o público-alvo é o grupo de pessoas que irá comprar de você e consumir sua marca, gerando renda para o seu negócio.

E por isso é tão importante que seu público seja bem definido, baseado no máximo de informações que você puder recolher como localidade, poder aquisitivo, escolaridade e hábitos de vida e de consumo.

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Público-alvo x persona

Certo, o que é público-alvo já está claro por aí. Mas e a tal da persona que sempre aparece em conteúdos sobre audiência e público?

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Esse é outro conceito muito importante para uma empresa, pois também irá direcionar as decisões e ações de marketing dentro da organização.

E por serem frequentemente associados, muitas pessoas acabam confundindo o que é cada coisa e quais as suas finalidades.

O público-alvo engloba um grupo de pessoas com perfis parecidos e que poderiam se interessar pelo que você, como empresa, oferece.

Para chegar até um público, é necessário reunir informações e dados que possam indicar quais são as características em comum desse grupo. Em geral, os dados mais usados na hora de definir público-alvo são: idade, sexo, escolaridade, renda financeira e classe social, localização e hábitos gerais.

Vamos a um exemplo? Imagine que o público-alvo da sua empresa de papelaria seja o seguinte grupo: Mulheres entre 25 e 35 anos, residentes de Belo Horizonte, cursando graduação, classe B, com renda entre R$ 2.500 e R$ 4.500, apaixonadas por decoração e organização. Assim fica mais fácil entender como divulgar seus produtos, certo? Bom, ainda dá para melhorar. Vamos entender agora o que é persona.

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A persona nada mais é do que a representação do seu cliente ideal. Se no público-alvo levantamos pessoas que poderiam ser possíveis compradores, a persona vai ainda mais fundo.

Ela é a pessoa para a qual vale a pena planejar ações focadas em atingi-la, pois possui muita chance de conseguir convertê-las em clientes fiéis.

Para criar a persona, além das informações que você tem sobre o público-alvo que foram baseadas em pesquisas, você traz um toque fictício para deixá-la ainda mais próxima de uma pessoa real – a persona de uma empresa tem até nome! A persona leva uma pesquisa mais profunda e detalhada, pois envolve pontos mais pessoais como estilo de vida, interesses, informações profissionais, características pessoais (pode ser até físicas) e até hábitos de engajamento dentro das redes sociais.

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Como definir público-alvo?

Depois de entender o assunto, você deve estar pensando “ok, mas como definir um público-alvo então?” Primeiro, responda algumas perguntas que vão ajudar a chegar até o esqueleto do seu público. Depois vamos indicar algumas ferramentas que podem agregar e facilitar na definição certeira.

Vamos lá?

  • Quem você quer atingir?
  • Para quem sua empresa é pensada?
  • Quais tipos de pessoa consumiriam seus produtos e serviços?
  • Qual a faixa etária desse grupo?
  • Qual seu grau de escolaridade?
  • Qual seu estado civil?
  • Quais são os problemas e dificuldades dessa pessoa?
  • Qual situação ela está enfrentando que a sua empresa pode ajudar a solucionar?
  • Quais são seus desejos?
  • Onde essa pessoa está? Geograficamente falando, ela está em sua cidade? Em seu bairro? Em todo o país?
  • Dentro do ambiente online, em quais redes sociais ela está?
  • De quais meios, mídias e redes sociais ela consome informação?
  • Quais são as outras marcas que ela consome?
  • Em quais tipos de produtos ela confia?
  • Qual benefício a sua empresa poderia trazer para ela?

Lembre que as suas respostas não podem se basear em “achismo”. É necessário pesquisar e levantar dados e informações para chegar ao público-alvo ideal. Se você está começando agora e obviamente ainda não possui dados comprovados, você pode idealizar seu público-alvo e assim que possível buscar ouvir da sua audiência essas respostas e validar a sua primeira versão.

Extra: Ferramentas que podem auxiliar na definição do público-alvo

  • Audience Insights Facebook
  • Similarweb
  • Google Analytics
  • Mindminers
  • Hotjar

Você também pode optar por realizar entrevistas e até mesmo preencher o canvas da ferramenta mapa de empatia.

Todo e qualquer direcionamento é válido para conseguir os melhores resultados para o seu negócio!

E se depois desse conteúdo você entendeu como definir público-alvo, ao menos os primeiros passos, compartilhe o texto com alguém que também está perdido procurando sua audiência ideal. Depois que você descobre com quem deseja falar, criar estratégias de comunicação, conteúdo e marketing é muito mais simples.

Nos vemos no próximo post, até lá!

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