Introdução
Foi-se o tempo em que as pessoas consumiam informação de forma pacífica. Com o avanço do digital, as pessoas encontraram, na internet, um canal aberto para falar, ouvir, aprender e interagir. Hoje, o importante não é apenas ter um grande negócio ou milhões de seguidores; é preciso expressar seus valores, inspirar comportamentos e construir relacionamentos duradouros.
Muitos aspirantes a influenciadores e empreendedores querem crescer na web, mas se esquecem da função mais básica das redes sociais: a interação. Afinal, como você deseja conquistar uma audiência engajada se não estreita os laços com quem acompanha seu trabalho?
Construir uma marca pessoal na internet leva tempo. É um processo árduo, mas que pode ser conquistado com esforço e planejamento. Este guia não é um atalho. Aqui, iremos mostrar como você pode se aproximar de forma efetiva do seu público, atrair pessoas que acreditam nos mesmos valores e estabelecer uma comunicação assertiva com a sua comunidade. Lembre-se: não é sobre números, é sobre pessoas. Vamos juntos nesta jornada.
Todo mundo fala sobre “construir uma marca”. Mas o que isso realmente significa? Não se trata apenas de um visual bonito, uma paleta de cores do Pinterest e um feed harmônico.
Marca é o conjunto de todos os atributos e percepções que definem a identidade de um negócio, produto, serviço ou pessoa. São as características que ficam na mente das pessoas quando pensam em você. Mais do que nome e visual, marca é tudo o que você representa: sua comunicação, suas ações, seus posicionamentos e valores.
Junto com “marca”, vem a palavra “branding”. Branding é a gestão de todos os pontos que formam a sua marca. É a estratégia por trás das suas ações, pensada para gerar nas pessoas as percepções que você deseja, criando diferenciação e valor único. Como você quer ser conhecido na web? Qual impacto e transformação você quer gerar? É aí que está o segredo de uma marca forte.
No universo digital, existem milhares de influenciadores e negócios disputando a atenção do público. Então, como se destacar? O segredo está na escolha de um nicho de atuação.
Pode parecer estranho segmentar sua audiência, mas este é o passo principal para transformar sua presença online em um trabalho. Estreitar seu público não significa diminuir seu alcance; significa concentrar seus esforços onde há mais chances de dar certo. O resultado é um envolvimento maior da audiência, o interesse de marcas e parceiros que se conectam com seu trabalho e um direcionamento claro na criação de conteúdo.
Mas como descobrir o nicho ideal? Comece pelo que você domina, estuda e entende. O segredo para uma carreira de sucesso é se tornar um especialista no assunto que escolheu abordar. Conteúdos superficiais não atraem nem fidelizam uma audiência de valor. Uma forma de descobrir seu nicho é perceber quais assuntos você sente mais segurança em falar, ou os tópicos que as pessoas naturalmente associam a você por seu conhecimento e paixão. Quanto mais próximo o tema estiver da sua realidade, mais autêntico será seu negócio.
Para se conectar de forma intensa e verdadeira com quem acompanha seu trabalho, você precisa ir além de simplesmente postar conteúdos. É necessário focar em uma comunicação assertiva que gere conexão e engajamento. E para isso, você precisa descobrir para quem você faz o que faz.
O público-alvo é um grupo de pessoas, com características semelhantes, que você define como potenciais seguidores da sua marca. Ao entender quem é seu seguidor, você adentra o universo dele, compreende seus medos, desejos e sonhos, e consegue gerar identificação. Quanto mais específico você for, mais sua audiência irá engajar.
Lembre-se: a era dos números já não existe mais. É melhor ter uma audiência menor, porém muito valiosa e engajada. Para conhecer sua audiência, busque entender dados como gênero, idade, o que eles gostam de fazer e o que valorizam. Quando você expressa no que acredita, atrai pessoas que compartilham dos seus valores.
A partir do momento em que você se torna um empreendedor ou influenciador digital, seu nome é uma marca. Por isso, o planejamento estratégico é o passo mais importante.
Primeiro, invista em uma identidade visual. Sabe quando você reconhece um post ou produto sem nem olhar o nome da marca? Isso acontece porque aquele negócio tem uma identidade visual forte, que demonstra seus valores e conversa com o público. O objetivo é tornar seu conteúdo e seu negócio únicos, transmitindo profissionalismo, confiança e credibilidade. Sua identidade visual deve aparecer em pontos como:
O símbolo que irá representar você, seja como imagem de perfil, marca d’água ou vinheta.
O uso repetido de cores, fontes e texturas ajuda a marcar seu nome na mente do público e aumentar seu reconhecimento.
Depois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Pessoas se conectam com pessoas. Sua marca, criador, é você. É sobre seus valores, suas crenças e sua missão. Hoje, as pessoas procuram marcas originais, com personalidade única e que sejam agentes de transformação. O passo mais primordial é gerar identificação para se conectar. Para se destacar, siga estes passos:
Entenda seus sentimentos, desejos e dúvidas. A relação com a audiência é como um relacionamento: primeiro vocês se conhecem para depois criar uma conexão real.
Sabendo com quem fala, fica claro quais assuntos abordar, quais temas são mais relevantes e quais tendências acompanhar.
As pessoas seguem você pelo seu jeito único de fazer as coisas. Mostrar quem você é não significa criar um personagem, mas externar sua personalidade real nas suas redes.
Conteúdo de valor é tudo aquilo que agrega à sua audiência. Entenda profundamente seus interesses para oferecer algo positivo. As pessoas usam as redes sociais para se relacionar, se entreter e aprender. Quanto mais conteúdo útil você gerar, mais memorável você se torna.
Depois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Você não precisa estar em todas as redes sociais. Um dos maiores erros de quem tem grande potencial é a escolha do canal errado. Para não cair nesse dilema, você precisa descobrir o que cada plataforma pode oferecer ao seu trabalho e, principalmente, onde está o seu público.
Reflita sobre suas habilidades: se você é bom com fotos, o Instagram pode ser uma boa aposta. Se seu forte é gravar e editar vídeos, talvez um canal no YouTube seja o ideal. E se você ama escrever, um blog ainda pode ser uma opção muito rentável.
Invista em uma rede social principal, onde a maioria do seu público está conectada. Você pode usar outras redes para conteúdo secundário, mas foque em criar trabalhos únicos para cada uma delas, em vez de apenas replicar a mesma postagem. Não tenha medo de testar diferentes canais até descobrir qual oferece a audiência mais engajada com seu negócio.
Depois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Com sua marca definida e conteúdo sendo produzido, como fazer sua audiência crescer? Não há atalhos como comprar seguidores ou patrocinar sorteios. O crescimento vem de uma boa estratégia.
Acompanhe produtores de conteúdo do seu nicho, não para copiar, mas para analisar, estudar e entender como eles conquistaram suas audiências.
Manter uma frequência nas postagens é obrigatório. O algoritmo das redes sociais entende que, se você produz bons conteúdos consistentemente, seu perfil é uma autoridade, e entrega seu trabalho para mais pessoas.
O objetivo principal das mídias sociais é o relacionamento. Interaja por directs, crie enquetes, responda comentários e demonstre interesse genuíno. Crie um senso de comunidade.
O cross marketing, ou “collab”, com outros influenciadores é uma maneira rápida de expandir sua audiência. A parceria deve ser benéfica para ambos, e construída a partir de um relacionamento, não de uma proposta fria.
Depois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Para ter uma carreira de sucesso, você precisa definir objetivos e acompanhar resultados. Postar sem planejamento dificilmente trará retorno. O que comprova sua influência no mercado são suas estatísticas.
Mas não se deixe levar apenas por números. Curtidas e número de seguidores podem ser métricas de vaidade. Ter milhões de seguidores não significa nada se essa audiência não engaja ou não confia no que você indica.
Acompanhe os dados que indicam seu real desempenho. As métricas de engajamento incluem curtidas, comentários, compartilhamentos, menções e posts salvos. Analise a relação entre o alcance (quantas pessoas viram seu post) e o engajamento. Um post com grande alcance e poucas interações é um sinal de que algo precisa mudar.
Outra métrica valiosa, especialmente para quem busca publicidade, é a de conversões, que representa o número de “vendas” ou ações geradas a partir do seu perfil. Essas métricas são valiosas para conhecer melhor seu público e provar o valor do seu trabalho para as marcas.
Depois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Sim, é totalmente possível gerar renda como influenciador e empreendedor digital. Existem várias formas de monetizar seu negócio online. As mais comuns são:
Uma empresa paga para que você indique a marca para seus seguidores. A chave aqui é a autenticidade e a relação de confiança com seu público. Lembre-se sempre de sinalizar o conteúdo publicitário com hashtags como “publi” ou “publicidade”.
Ser convidado para cobrir ou participar de eventos é um ótimo sinal de que você se tornou uma referência. O objetivo é usar sua presença para aumentar a repercussão do evento para o público.
Neste modelo, você anuncia produtos de outras empresas e recebe uma comissão por cada venda realizada através da sua divulgação. Diferente do publipost, onde o pagamento é único, aqui seus ganhos são contínuos por cada venda.
Esta é uma das formas mais efetivas de monetização. Você pode criar cursos, e-books, ou até mesmo lançar uma linha de produtos físicos. Se você construiu uma audiência baseada em confiança, por que eles não comprariam um produto assinado por você?
Ao se tornar uma autoridade no seu nicho, você pode ser convidado para palestrar ou prestar consultorias, monetizando diretamente seu conhecimento.
Se você chegou até aqui, é porque deseja construir uma marca forte e uma carreira de sucesso. Como vimos, não existe mágica ou receita de bolo. A profissão exige esforço, dedicação e persistência. Os resultados levam tempo para aparecer, mas quando chegam, trazem oportunidades incríveis.
Então, não perca tempo. Comece hoje mesmo a planejar, a mostrar quem você é, qual a sua missão e por que seu trabalho vale a pena ser acompanhado.
epois, encontre sua voz. Muito além da estética, o tom de voz que você usa na sua comunicação é o que atrai os seguidores certos. As pessoas que acompanham seu trabalho estarão ali por sua voz única, sua espontaneidade e a linguagem que nenhum outro profissional pode ter igual.
Eccentric - Todos os direitos reservados | © 2024 - Termos de Uso | Política de privacidade.