Construa sua marca: o guia para conquistar uma audiência engajada

Empreendedores

público alvo

7

Capítulos

09:00 min

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07:07 min

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Capítulo 1

Introdução

Foi-se o tempo em que as pessoas consumiam informação de forma pacífica. Com o avanço do digital, as pessoas encontraram, na internet, um canal aberto para falar, ouvir, aprender e interagir. 

E mesmo que a função principal – e mais básica –  das redes sociais seja a interação, muitos influenciadores digitais querem crescer na web sem se comunicar e/ou conectar com seus seguidores. 

Afinal, como você deseja conquistar uma audiência engajada se você não estreita os laços com quem acompanha seu trabalho?

Construir uma marca pessoal na internet leva tempo, é um processo árduo, mas que pode ser conquistado com esforço e planejamento. 

Seja qual for a rede social em que você deseja estar presente, uma publicação planejada, sobre um tema certeiro e em um formato ideal é capaz de iniciar e manter um diálogo constante com as pessoas que estão ali, seguindo o seu perfil. 

Se você chegou até este material buscando um atalho rápido e prático para crescer seu perfil, lamentamos dizer que essa não é a nossa proposta. 

Nas próximas páginas, iremos mostrar como você pode se aproximar de forma efetiva do seu público, atrair pessoas que acreditam nos mesmos valores e estabelecer uma comunicação assertiva com a sua comunidade. 

Não é sobre número, é sobre pessoas. 

Até o final deste eBook, você descobrirá como conquistar uma audiência fiel, engajada e admiradora do seu trabalho como digital influencer. 

Você está pronto para esta jornada? Vamos juntxs! 

Capítulo 2

Descobrindo qual a sua marca

Todo mundo está o tempo todo falando sobre “construir uma marca”. Mas o que isso significa? 

Se você pensa que construir uma marca é apenas pensar no visual, pegar uma paleta de cor no Pinterest, criar uma logo e montar um feed harmônico… Sentimos muito em dizer que você entendeu tudo errado! 

Marca é um conjunto de todos os atributos e percepções que definem a identidade de um negócio, produto, serviço ou pessoa – a tal marca pessoal. 

São aquelas características marcantes que ficam na mente das pessoas e que surgem naturalmente quando tentamos “definir” algo ou alguém.

Pense em como você falaria sobre a Raczum para alguém, por exemplo. 

👉 A Raczum, aquela plataforma de compra em vídeos. 

👉 Aquela empresa que trabalha em parceria com influenciadores digitais.

👉 A marca que fala sobre marketing de influência nas redes sociais. 

Mais do que o nome e o visual, marca é TUDO o que aquela empresa ou pessoa representa:

  • Nome
  • Identidade visual
  • Produtos/serviços
  • Comunicação
  • Cultura
  • Ações
  • Posicionamentos, e muito mais.  

Junto com “marca”, outra palavra que aparece com frequência na web é “branding”. Mas o que é isso? 

Branding é a gestão de todos os pontos que formam a sua marca. 

É a estratégia por trás das suas ações, pensada para gerar nas pessoas as percepções que você deseja. É aí que você cria a diferenciação e o valor único da sua marca.

E isso vale também para a marca pessoal de um influenciador digital. Afinal, como você quer ser conhecido na web? Como você quer que seu trabalho seja reconhecido? 

Para começar a entender qual marca pessoal você deseja construir, responda as questões abaixo.

  • Como você quer ser visto?

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  • Por que você quer crescer na internet?

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  • Qual mensagem você quer passar?

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  • O que você quer conquistar com o seu job? 

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Antes de buscar compreender seu público, tente se entender: Qual impacto você quer causar? Qual o objetivo do seu negócio? Qual transformação você quer gerar? É aí que está o segredo de uma marca forte. 

Capítulo 3

Identificando com quem você quer se comunicar

Quando falamos sobre o trabalho de influenciadores digitais, o uso das redes sociais são uma consequência. 

Afinal, foram nas mídias online que muitas pessoas encontraram espaço para mostrar seu trabalho e ser reconhecido por ele, certo?

No entanto, quando falamos em redes sociais, também estamos nos referindo aos princípios básicos das plataformas e apps online: relacionamento e comunicação. 

Construir uma marca pessoal na internet vai muito além de estar presente nas redes postando conteúdos, muitas vezes não planejados. 

Se fazer presente na web é o primeiro passo (e mais básico) para quem deseja se conectar de forma intensa e verdadeira com quem está acompanhando seu trabalho. 

Mais do que aparecer no feed ou storie da sua audiência, você precisa focar em uma comunicação assertiva que gere conexão e engajamento.  

E como fazer isto? Você precisa descobrir PARA QUEM você faz o que faz. 

# Quem é o seu público-alvo? 

O público-alvo é um grupo de pessoas, com características semelhantes, que você determina como potenciais clientes/seguidores da sua marca. 

Quando você entende quem é o seu seguidor, consegue adentrar o universo dele, entender seus medos, desejos, inseguranças e sonhos. 

Para, assim, não apenas chamar sua atenção, mas gerar uma identificação por meio de uma boa comunicação. 

Quanto mais específico você é ao definir sua audiência, mais ela irá engajar com você.

Muitas vezes, definir um público seleto faz com que sua audiência seja menor, porém MUITO VALIOSA. 

O que isso significa, creator, que a era dos números já não existe mais! 

Muito além do que ter milhões de seguidores, as pessoas estão em busca de troca, relacionamento e engajamento nas redes sociais. E com os influenciadores digitais não é diferente. 

Pense bem: do que adianta atrair diversos tipos de pessoas se elas não irão interagir com o que você produz? 

E é por este motivo que você deve conhecer verdadeiramente as pessoas que seguem seu trabalho: para gerar conexão. 

Algumas informações essenciais que você precisa ter sobre sua audiência são:

Você não precisa produzir conteúdo para impactar apenas um gênero, mas naturalmente seu trabalho irá atrair um público mais específico. E esse dado pode ajudar a definir pontos importantes da sua comunicação.

Delimitar uma idade alvo é fundamental para encontrar o tom de voz do seu perfil. Afinal, você conversaria da mesma forma com um adolescente de 15 anos e um adulto de 40? 

Você precisará abordar conteúdos de interesse da sua audiência para fazer seu trabalho crescer. Por isso, ter clareza sobre seus gostos e desejos é um passo primordial.

O valor de uma marca (valor, não preço) é um dos pontos mais importantes para criar uma audiência engajada. Quando você expressa o que acredita, atrai pessoas que estão de acordo com seus valores e gera identificação. 

Agora é com você: responda as questões da lista de tarefa para entender mais sobre sua audiência.  

  • Quem se interessaria pelo conteúdo que você vai oferecer?

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  • O que sua audiência consome? (Outros perfis, outras temáticas)

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  • O que essas pessoas valorizam?

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  • Quais as dores, dificuldades e desejos dos seus seguidores?

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  • Quais experiências o seu público vive?

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DICA: Aproveite as ferramentas das redes sociais, como caixinha de perguntas e enquetes,  para descobrir mais sobre sua audiência. 

Capítulo 4

Criando conteúdos que conectam

Pessoas se conectam com pessoas

Quando você decide se tornar um influenciador digital, sua marca não é um produto que você vende ou um serviço que presta.

Ainda que este tipo de oportunidade naturalmente apareça para quem decide monetizar na web, sua presença digital não deve se resumir apenas à isso.  

Sua marca, creator, é VOCÊ. 

É sobre seus valores, crenças, sua missão e o objetivo por trás da visibilidade. 

O que as pessoas procuram hoje são marcas originais, com personalidade única, que saiba se comunicar e são agentes de transformação e inovação.  

Com tantas dicas, truques e hacks para crescer perfis por aí, muitas pessoas acabam deixando de lado o passo mais básico e primordial: gerar identificação para se conectar

Mas em meio a tantos perfis falando sobre o mesmo assunto que o seu, como você pode se destacar? 

Entenda com quem você está falando, estude o comportamento da sua audiência, faça perguntas, demonstre interesse em saber mais sobre ela. 

Quando você consegue compreender quais são os sentimentos, desejos, dúvidas, hábitos do seu público, produzir um conteúdo que ele gostaria de consumir é fácil.

Sua relação com sua audiência deve ser semelhante à um relacionamento amoroso: você não conhece uma pessoa e no mesmo dia engata em uma relação com ela, certo? 

Primeiro vocês se conhecem, descobrem o que possuem em comum, quais seus gostos, qualidades e defeitos para, a partir disso, criar uma conexão sincera e real. 

Saber tudo sobre sua audiência não só estreita o relacionamento entre vocês, como traz clareza sobre a linha editorial do seu perfil. 

  • Quais os assuntos que você irá abordar? 
  • Quais tipos de conteúdo você pode produzir que ainda não fez? 
  • Quais os temas mais relevantes para seus seguidores, que os farão engajar?
  • Quais tendências e notícias você precisa acompanhar para trazer novidades para sua audiência? 
  • Quem segue seu perfil não acompanha apenas mais uma “blogueira de make”, mas acompanha o @ tal, que fala sobre tais assuntos, com a personalidade Y e de jeito Z. Entende? 

    As pessoas podem falar do mesmo tema, criar as mesmas postagens, usar as mesmas cores e ainda assim ninguém será como você porque apenas VOCÊ faz o seu trabalho do SEU JEITO.⠀⠀⠀

    Ainda assim, mostrar a personalidade na web é um desafio para muitos influenciadores digitai – e o melhor caminho para quem quer se diferenciar. 

O termo “conteúdo de valor” está aparecendo com frequência na internet. Mas, afinal, o que torna um conteúdo algo valioso? 

O conteúdo de valor é tudo o que agrega à sua audiência. 

E como é que você pode oferecer algo positivo para quem acompanha seu trabalho? Entendendo profundamente a sua audiência, seus interesses e comportamentos.

Percebe como tudo está conectado? 

As pessoas estão nas redes sociais para se relacionar, se entreter e aprender coisas novas. Então, quanto mais conteúdo útil você gerar, mais será lembrado como um influenciador digital que ajuda, orienta e entretém. 

VALOR GERA VALOR

QUANTO MAIS VALOR VOCÊ GERA, MAIS VALOR SUA MARCA GANHA. 

MAS LEMBRE: Mostrar quem você é não significa criar uma personalidade própria para a web, mas estudar formas de externar o seu jeito, quem você é no dia a dia, também em suas redes sociais. 

Ninguém é exatamente igual a ninguém – nem na internet nem na vida e é isto que transforma seu conteúdo original em algo único.

E como você pode fazer isso?

Compartilhe com sua audiência o que você acredita e momentos reais da sua vida. Projetar uma imagem que não é a sua realidade na web, além de insustentável, é desonesto com as pessoas que escolheram acompanhar seu job. 

  • Quem é você?
  • O que você ama?
  • O que você sabe?

Quanto mais seu conteúdo refletir quem você é, mais irá se diferenciar e conquistar uma audiência pela autenticidade. 

Durante o processo de construção de uma marca pessoal forte, os números são os dados menos relevantes. Você precisa criar para pessoas, não para o algoritmo das redes sociais. 

Para conquistar pessoas que acreditam no seu trabalho, você precisa falar com elas, se conectar de verdade, ajudar a solucionar dores, problemas, desafios. 

E como entender o que é valioso para minha audiência? Responda as questões abaixo para descobrir. 

  • Quais assuntos seu público consome?

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  • O que você pode ensinar para sua audiência

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  • Quais são suas maiores dúvidas?

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  • Como você pode ajudar quem segue seu perfil?

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  • Quais experiências você pode compartilhar para gerar conexão?

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Uma vez que você descobre o que seus seguidores estão interessados, o que gostam de discutir e quais tipos de conteúdos despertam reações e sentimentos, a conexão acontecerá naturalmente. 



Capítulo 5

Crescendo sua audiência

Você já está ativo nas redes sociais, mapeou seu público-alvo e começou a produzir conteúdo útil. E agora? Como fazer sua audiência crescer e ganhar mais visibilidade no meio digital? 

Não existe atalho para aumentar sua audiência: não é patrocinando sorteios ou comprando seguidores que você irá crescer na web. 

São os pequenos passos de uma boa estratégia que irá aumentar, engajar e conquistar seu público. 

Acompanhe produtos de conteúdo do seu nicho e outros segmentos. Entenda o que eles estão fazendo para conquistar uma grande audiência: Qual o tipo de conteúdo? Qual a estratégia por trás das postagens? 

Você nunca deve copiar outro influenciador digital na web (cópia e autenticidade não caminham juntas). A ideia é analisar, estudar e acompanhar para entender como essas pessoas conquistaram sua própria audiência. 

Se apresentar um conteúdo qualificado é o pré-requisito para todo digital influencer, manter uma frequência nas postagens é obrigatório.

O algoritmo das redes sociais, assim como do Google (para quem possui blog), “entende” que, se você está sempre produzindo bons conteúdos, seu perfil pode ser uma “autoridade digital”.

Assim, além de ser reconhecido como uma referência digital para o seu nicho, você tem seu trabalho entregue para mais pessoas. 

E, convenhamos, ter novidades constantes na timeline ou stories é primordial para conquistar seguidores mais engajados, certo?

De que adianta estar presente em todas as principais redes sociais se você não interagir com o público de nenhuma delas?

O grande diferencial para influenciadores digitais é a capacidade de interagir, cativar e, não raro, até mesmo irritar o seu público.

E causar reações, sentimentos e sensações só é possível quando você sabe com quem está falando. 

Então se dedique para comunicar com sua audiência: interaja por direct, crie enquetes, responda comentários, faça perguntas demonstrando interesse genuíno, fixe comentários, repost marcações…. Há um mundo de interações que você pode desenvolver com seus seguidores para que eles se sintam parte de uma comunidade. 

LEMBRE: O objetivo principal das mídias sociais é o relacionamento e a interatividade.

No mundo digital, vale a máxima: “uma mão lava a outra” e o cross marketing vale ouro!

E como funciona isso?

Basicamente, você, produtor de conteúdo, firma uma parceria (conhecida como collab) com outro digital influencer para que o seu público o conheça (e vice-versa).

As parcerias são uma maneira rápida e consistente para expandir a sua audiência, além de agregar valor ao seu perfil.

No entanto, não custa lembrar que a parceria deve ser benéfica para ambos os produtores de conteúdo, hein? 

Além disso, não é só chegar no direct de um influenciador digital qualquer propondo uma parceria. Primeiro, você deve mostrar o valor do seu trabalho, interagir e engajar com a pessoa para, só assim, propor uma colaboração.

Não tem jeito: o relacionamento é a alma do trabalho de influenciador digital. 

Capítulo 6

Avaliando os resultados

Criar conteúdo de valor é bom, mas ter o retorno desejado e saber analisar suas métricas é ainda mais importante. 

Não dá mais para postar sem definir um objetivo para aquele conteúdo, só assim você consegue direcionar as ações da sua audiência e, posteriormente, acompanhar seus resultados. 

E se uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir resultados, porque não utilizar do recurso, não é?

As métricas de redes sociais podem mostrar, por exemplo, se seus seguidores gostaram de um tipo de postagem, se uma campanha que você estrelou fez sucesso e se a publicidade trouxe retorno para a marca que contratou seu trabalho. 

Já pensou você planejar todo seu conteúdo nas mídias sociais sem ter nenhum direcionamento do que sua audiência pensa? Seria como dar tiros no escuro! Alguns dados importantes para qualquer influenciador digital são:

O alcance é uma das métricas de redes sociais mais simples: ele significa o número de pessoas que segue o seu perfil. Ou a quantidade de pessoas que sua publicação alcançou, no caso do Instagram.

Ou seja, quantas pessoas viram um post ou vídeo que você fez. 

Em geral, esse dado é considerado uma métrica de vaidade (para ser útil para sua estratégia, precisa ser analisada junto com outros dados). 

Claro que ter um alcance grande é legal, mas essa métrica não é a mais importante, pois muitas pessoas podem seguir o seu perfil sem ter real interesse em seu nicho. Ou até mesmo ter contato com sua postagem e não interagir com ela. 

Então, para usar como dado isolado, não irá agregar muito valor. Mas é bom ficar sempre de olho no seu alcance, pois ele pode ser importante na hora de ver seu engajamento, por exemplo.

Se o alcance é o número de pessoas que viram seu conteúdo, o engajamento é a quantidade desses seguidores que interagem com seu post.

E o que entra em métricas de engajamento? 

  • Curtidas
  • Reações
  • Compartilhamentos
  • Comentários
  • Menções ao seu perfil
  • Mensagens privadas
  • Posts salvos, e por aí vai. 

O engajamento abrange toda e qualquer interação que sua audiência teve com você e seu trabalho. 

Você pode analisar seu engajamento como um dado separado, claro, mas para ter um panorama real, uma dica legal é fazer a média alcance X engajamento. 

Assim você consegue avaliar o quão útil foi aquele conteúdo: imagine que você tem um perfil com 10 mil seguidores. 

Isso significa que seu conteúdo pode chegar até dez mil pessoas diferentes, certo? 

Mas aí você faz uma postagem, 2 mil pessoas são alcançadas por ela e apenas 30 pessoas curtem. 

Se isso aconteceu, pode ser um indício de que alguma coisa não está muito legal, não é? 

Talvez você ainda não tenha encontrado a linguagem certa, um conteúdo interessante ou esteja até falando com o público errado. 

Por isso é sempre muito importante monitorar suas rede quando elas são suas ferramentas de trabalho.

A conversão não é uma métrica das redes sociais em si, mas o dado é muito valioso para influenciadores digitais que querem trabalhar com publicidade. 

Se você quer tornar seu trabalho de influencer profissional e tirar renda desse negócio, você precisa trazer retorno financeiro para as marcas que acreditam no seu job.

Ou monetizar sua própria imagem para você mesmo, mas isso é papo para outro e-book!

As conversõe significa o número de “vendas” que seu perfil/canal pode gerar. 

Quando uma marca investe em você, ela gasta com isso: seja enviando um produto ou  pagando o #publi.

E ela faz isto para conseguir o retorno sobre o que ela investiu, ou seja, receber de volta, de preferência para mais, o valor do investimento. 

Quando isso não acontece, a parceria pode não ter sido muito vantajosa para a marca. Certo?

A métrica de conversão também mostra muita coisa legal, como:

  • Seu público confia em suas indicações
  • Você produz conteúdo interessante e de qualidade
  • Sua “chamada para ação” – CTA – está atrativo o bastante para convencer seus seguidores. 

Uma super métrica para mostrar como anda a sua produção de conteúdo, certo?

A verdade é que analisar as métricas do seu perfil é fundamental estudar, aprender e acompanhar os resultados positivos do seu trabalho como influenciador. 

Capítulo 7

Pronto para conquistar sua comunidade?

Se você chegou até aqui é porque deseja construir uma marca única e forte, certo? Afinal, o trabalho do influenciador digital de nada vale se não impacta pessoas

Mais do que apenas estimular reações, agora você sabe que a influência na web anda lado a lado com a construção de uma comunidade, uma audiência engajada. 

E para isso não há hack, truque, atalho ou dica que funcione melhor do que oferecer um conteúdo útil, responsável e saudável que comunique exatamente o que seus seguidores procuram. 

Os resultados levam tempo para aparecer, mas quando chegam, trazem oportunidades incríveis. 

Então, não perca tempo, comece hoje mesmo a mostrar quem você é, qual a sua missão e porque seu trabalho vale a pena ser acompanhado. 

Nós estamos aqui para ajudar você nessa jornada. Conte conosco! 

Abraços! 

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