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Data driven: entenda o que é e os benefícios para sua empresa

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Marketing
Reading Time: 8 mins read
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  1. O que é data driven?
  2. Importância da gestão data driven dentro de uma empresa
  3. Como implementar o data driven de maneira eficaz
    1. #1 Interprete fielmente seus dados
    2. #2 Estude o comportamento do público
    3. #3 Ofereça capacitação para seus colaboradores
    4. #4 Comece a mudança por você

Procurando uma abordagem eficaz para melhorar seu negócio? Já ouviu falar do data driven? Ainda não? Então, chegou a hora de descobrir tudo sobre esse conceito.

Baseado na tomada de decisões estratégicas por meio da análise dos dados coletados em diferentes setores de uma empresa, o data driven é tido como uma das melhores metodologias quando se trata da conquista de resultados.

Ao compilar informações reais e utilizá-las a seu favor, o gestor e sua equipe de profissionais conseguem desenvolver uma visão de mercado mais aprimorada, evoluindo de acordo com suas demandas.

E isso é muito importante, certo? Afinal, se atentar às inovações do âmbito empresarial é imprescindível para o crescimento de um negócio. Assim, é preciso deixar de lado planos gerados a partir da mera intuição e começar a utilizar dados concretos.

Afinal, não é nenhum segredo que conhecer cada pequeno detalhe de sua companhia pode (e vai) trazer resultados mais que satisfatórios.

Quer saber tudo sobre o data driven e esse assunto? Então continue sua leitura!

O que é data driven?

O termo, derivado do inglês, pode ser traduzido como “direcionado por dados” ou “guiado por dados”.

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Trata-se da coleta, verificação e da utilização de informações internas e externas com o auxílio da tecnologia.

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Uma empresa que possui a análise de dados para determinar ações como parte de sua cultura, terá como apoio insights poderosos sustentados por evidências sólidas, excluindo de vez qualquer interferência causada por achismos e pela pretensão.

No entanto, para que isso aconteça de maneira efetiva, é preciso manter todo e qualquer tipo de informação mais atualizada possível, diminuindo a margem de erros e garantindo uma boa análise de qual caminho seguir.

Existe até um grau de semelhança da gestão data driven com os termos big data e business intelligence, visto que estes também englobam os processos de reunião e armazenamento de dados em massa.

Não importa o porte ou área de atuação em que sua empresa se encaixe, a segurança e confiança proporcionados por recursos modernos que utilizam ferramentas como algoritmos e estatísticas irão trazer, é incomparável.

Importância da gestão data driven dentro de uma empresa

Ninguém vai, ou pelo menos não deveria ir, ao mercado sem uma lista de compras em mãos, certo? Esta regra corriqueira exemplifica da melhor maneira o pensamento por trás desta forma de gestão.

É preciso ter um guia, baseado em fatos concretos,para que o seu tempo seja otimizado, voltando sua atenção para aspectos que, muitas vezes, não são considerados por mero descuido.

Isso é justificado pelo fato de que, por muito tempo, as tomadas de decisões eram formuladas seguindo apenas o feeling do dono da empresa, prática que pode levar seu negócio para caminhos irreversíveis.

Falha cometida por diversas empresas que, mesmo tendo a disposição ferramentas e os profissionais capacitados para uma boa leitura de dados, acabam por não incentivar esta cultura.

O data driven deve ser cultivado através do tempo, de forma gradual, levando em conta todos os aspectos de um negócio.

Para isso acontecer, é de extrema importância alinhar seu conhecimento como empreendedor com a comunicação direta e baseada em fatos com seus colaboradores.

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Deixando claro os caminhos a serem seguidos e excluindo qualquer interpretação errônea e de duplo sentido que podem deixar o ambiente de trabalho desbalanceado.

Como implementar o data driven de maneira eficaz

Por ser uma abordagem um tanto quanto “fria” por se atentar diretamente aos números e deixar um pouco de lado a interpretação pessoal, algumas medidas devem ser levadas em consideração:

#1 Interprete fielmente seus dados

Quando ainda se está no início da construção do pensamento voltado para o data driven, é fácil se perder na abundância de informação acumulada e pronta para ser analisada.

Aprenda a separar o que é relevante e o que pode ser descartado: nem tudo deve virar pauta.

Faça uma filtragem dos fatos no processo de elaboração de estratégias, pensando no que esses dados trazem de conteúdo para seu mercado de atuação e como serão encaixados.

#2 Estude o comportamento do público

Após implementar ferramentas tecnológicas para o estudo dos dados, interprete os resultados obtidos e utilize-os na prospecção de clientes.

Muitos consumidores estão inclinados a fechar negócio com empresas que estejam ligadas a assuntos pertinentes no âmbito político-social atual.

Se informar sobre quais estratégias de marketing se encaixam no seu setor é a chave para que sua empresa fique em evidência aos olhos do público.

Com esta leitura de comportamento você abrirá a oportunidade de receber feedbacks e atender a demanda das pessoas que procuram por organização mais “humana”.

#3 Ofereça capacitação para seus colaboradores

Os funcionários são o coração da empresa, peças que fazem com que todas as engrenagens de um negócio funcione.

Por isso, proporcionar cursos, palestras e treinamentos com a temática voltada para a análise de dados, fará com que seu time de profissionais aprenda a não contar apenas com a experiência no momento da formulação de planos.

Ao serem apresentados ao estudo de fatos e informações pertinentes, eles serão capazes de perceber que táticas sustentadas pelo subjetivismo nunca serão a melhor abordagem.

#4 Comece a mudança por você

Como citado anteriormente em nosso texto, a resistência da implementação de um sistema baseado no data driven, vem, na maioria das vezes, do dono da empresa e dos cargos mais altos.

Por se tratar de pessoas que estão possivelmente no mercado por muito tempo, é difícil se atentar ao fato de que as coisas mudam e evoluem conforme o passar do tempo.

Dê um passo para trás e esteja aberto a aprender com estes cursos e materiais de estudo sobre como os dados trazem segurança para que um negócio cresça.

Isso te tornará um profissional melhor e estabelecerá um exemplo para que seus servidores sigam na busca por aprimorar seus métodos de trabalho.

**

O data driven parece ser uma abordagem muito interessante e funcional, não é mesmo?

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Comece hoje mesmo a inseri-la em sua agenda de melhorias quanto à empresa.

Lembre-se que não é nada legal ficar estagnado e parado no mesmo lugar enquanto várias oportunidades destas existem para te auxiliar na obtenção de resultados.

Se gostou deste conteúdo, compartilhe com sua equipe e colegas de trabalho para que juntos possam crescer como profissionais.

Até a próxima!

Tags: conteúdoinfluencerMarketingmétricasposts

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