• Login
  • Register
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
Contato
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
Marketing em minutos
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Anúncio Anúncio Anúncio
ADVERTISEMENT

E-mail marketing: o que é e qual a importância para suas vendas

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Marketing
Reading Time: 7 mins read
A A
E-mail marketing: o que é e qual a importância para suas vendas
Play
Compartilhar pelo WhatsappCompartilhar no LinkedinCompartilhar no Facebook

Tabela de conteúdos

  • E-mail marketing: entenda o que é essa estratégia
  • Quais as vantagens de investir em e-mail marketing?
    • #1 Engajamento com a marca
    • #2 Segmentação de leads
    • #3 Personalização de e-mails
    • #4 Possibilidade de investir em automação
    • #5 Acesso a dados e métricas
  • Pontos de atenção ao usar uma estratégia de e-mail marketing

Você faz parte do time que acredita que o e-mail morreu? Pois acredite, o e-mail, sobretudo o e-mail marketing, está mais vivo do que nunca e pode ser uma grande estratégia para sua empresa.

Com os avanços tecnológicos, o marketing digital se tornou um dos assuntos mais falados atualmente, especialmente entre empresários e empreendedores.

O que muita gente esquece é que nem só de redes sociais se vive a presença digital e uma das maiores estratégias para alavancar as vendas do seu negócio pode ser o e-mail marketing.

Se você não sabe o que é e como funciona, conclua a leitura para descobrir como o correio eletrônico pode ser um dos pilares mais fortes e essenciais para sua marca.

E-mail marketing: entenda o que é essa estratégia

O e-mail marketing é um dos maiores e melhores pilares do marketing de conteúdo.

Sua principal função é coletar informações de leads e distribuir conteúdos para os usuários seguindo um fluxo de nutrição.

Uma das características mais interessantes do e-mail marketing é que, por meio dos envios de correio eletrônico, sua empresa evita de incomodar o possível cliente com propagandas não desejadas.

Afinal, ele só irá receber os seus conteúdos caso opte por isso.

O fluxo dos e-mails é baseado no estágio, em qual etapa do funil de vendas, o usuário está.

Assim, por meio dos envios, você pode encaminhar o lead da etapa de descoberta até a conclusão de uma compra.

E como o usuário aceita fazer parte da sua lista de leads?

Bom, uma das estratégias mais utilizadas é a assinatura da newsletter de um site/blog.

Ao inserir seu endereço de e-mail, o visitante confirma que deseja que você entre em contato com ele por esse canal também.

Outras formas de captar leads é através da distribuição de materiais ricos gratuitos e inscrição para eventos gratuitos online, mas há ainda outras formas que podem ser utilizadas de acordo com sua estratégia de captação.

Quais as vantagens de investir em e-mail marketing?

#1 Engajamento com a marca

Um dos pontos mais positivos de criar uma estratégia de e-mail marketing é a construção de relacionamento com a audiência, tornando seus leads um grupo de pessoas engajadas com sua marca.

 Isso acontece principalmente devido a essência do marketing através do e-mail: se seu conteúdo chega até aquela pessoa é porque ele permitiu que esse contato direto fosse estabelecido.

Além disso, um dos pilares do e-mail marketing é manter esses prospects nutridos, ou seja, enviar conteúdos com uma frequência pré-determinada para que ele saiba que sempre encontrará um e-mail da sua marca por ali.

Isso faz com que seus potenciais clientes esperem pelo seu contato, engajem com seu conteúdo, consumam de você com frequência, aumentando o reconhecimento e conhecimento da sua marca. 

#2 Segmentação de leads

Outra vantagem do marketing via e-mail é a oportunidade de trabalhar todas as etapas do funil de vendas.

Por meio dos envios, você pode trabalhar os conteúdos certos, no tempo ideal, para conseguir os resultados esperados.

Anúncio Anúncio Anúncio
ADVERTISEMENT

E isso só é possível porque você pode segmentar seus leads com base em inúmeras informações: interesses, produtos consumidos, ticket médio, localização, entre outras infos que podem ajudar a direcionar a comunicação certa para a pessoa certa.

Assim você aumenta suas oportunidades de contato, criando ações e campanhas para grupos determinados de leads e suas posições dentro do funil de venda.

#3 Personalização de e-mails

No mundo instantâneo das redes sociais, a marca que faz seu cliente se sentir especial está a muitos passos à frente dos concorrentes.

A personalização de um e-mail, por mais básico que pareça, pode ser uma forma de potencializar seu relacionamento com o lead.

Pense nos e-mails que você recebe: não parece mais cuidadoso quando você é chamado pelo nome?

Toda forma de personalização dentro do e-mail marketing pode agregar muitos pontos para sua estratégia.

#4 Possibilidade de investir em automação

Se nas redes sociais utilizar automação é ruim, no e-mail marketing está mais do que liberado.

Além de facilitar o processo e aumentar a produtividade, a possibilidade de usar automação é ideal para que você envie o email certo no momento ideal.

E o melhor é que a própria ferramenta pode criar automações baseadas em ações que você definir, como ter baixado uma material gratuito sobre o tema X ou ter simplesmente aberto a mensagem Y.

#5 Acesso a dados e métricas

O e-mail marketing, quando bem feito, não é um tiro no escuro: você pode analisar resultados das suas ações quando utiliza automação.

Isso significa que, diferente de quando enviamos e-mails por conta própria, ao utilizar uma ferramenta conseguimos saber quantos e-mails foram entregues, quantos foram abertos, quantas pessoas clicaram nos links do conteúdo e muito mais.

Apenas com dados e métricas conseguimos mensurar o retorno da nossa estratégia, analisando se vale a pena continuar, adaptar ou extinguir uma ação, por exemplo.

Pontos de atenção ao usar uma estratégia de e-mail marketing

Uma das partes mais polêmicas do uso de e-mail marketing é a comunicação não autorizada.

Hoje já existe uma lei (LGPD) que garante a segurança do uso de informações pessoais e o e-mail do seu cliente está dentro dela.

Se antes o hábito ilegal de venda e compra de base de dados era muito comum, atualmente nenhum e-mail deve ser cadastrado de forma aleatória sem que o assinante tenha consciência de que irá receber comunicação da sua marca por esse canal.

Por isso, planeje recursos e estratégias para conseguir montar sua base de dados autorizada.

Outro ponto de atenção fundamental é disponibilizar a opção de encerrar a comunicação via e-mail.

Sempre que enviar um novo conteúdo, lembre-se de deixar o seu lead livre para se remover da lista de transmissão.

Além de ser uma ação prevista por lei, oferecer essa opção também pode ser interessante para sua empresa, pois ajuda a limpar sua base de usuários que não estão mais engajados com sua empresa e evita a classificação do seu domínio como spam.

Certo?

Agora que você já tem algum conhecimento sobre e-mail marketing, chegou a hora de começar a implementar essa estratégia em seu negócio. Aproveite os conteúdos gratuitos da Raczum para aprender novas ferramentas e técnicas para crescer a sua empresa na web.

Tags: conteúdocriaçãoinfluencerinstagramMarketingmétricassocial media
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Baixe nossa Alexa Skill

Eccentric - Todos os direitos reservados | © 2024 - Termos de Uso | Política de privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

*Ao criar sua conta no nosso portal você aceita nossos Termos de uso e Política de privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos Cookies para oferecer uma experiência otimizada e personalizada. Confira nossos Termos de uso e Política de privacidade
-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00