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E-mail marketing: o que é e qual a importância para suas vendas

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Marketing
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E-mail marketing: o que é e qual a importância para suas vendas
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Tabela de conteúdos

  • E-mail marketing: entenda o que é essa estratégia
  • Quais as vantagens de investir em e-mail marketing?
    • #1 Engajamento com a marca
    • #2 Segmentação de leads
    • #3 Personalização de e-mails
    • #4 Possibilidade de investir em automação
    • #5 Acesso a dados e métricas
  • Pontos de atenção ao usar uma estratégia de e-mail marketing

Você faz parte do time que acredita que o e-mail morreu? Pois acredite, o e-mail, sobretudo o e-mail marketing, está mais vivo do que nunca e pode ser uma grande estratégia para sua empresa.

Com os avanços tecnológicos, o marketing digital se tornou um dos assuntos mais falados atualmente, especialmente entre empresários e empreendedores.

O que muita gente esquece é que nem só de redes sociais se vive a presença digital e uma das maiores estratégias para alavancar as vendas do seu negócio pode ser o e-mail marketing.

Se você não sabe o que é e como funciona, conclua a leitura para descobrir como o correio eletrônico pode ser um dos pilares mais fortes e essenciais para sua marca.

E-mail marketing: entenda o que é essa estratégia

O e-mail marketing é um dos maiores e melhores pilares do marketing de conteúdo.

Sua principal função é coletar informações de leads e distribuir conteúdos para os usuários seguindo um fluxo de nutrição.

Uma das características mais interessantes do e-mail marketing é que, por meio dos envios de correio eletrônico, sua empresa evita de incomodar o possível cliente com propagandas não desejadas.

Afinal, ele só irá receber os seus conteúdos caso opte por isso.

O fluxo dos e-mails é baseado no estágio, em qual etapa do funil de vendas, o usuário está.

Assim, por meio dos envios, você pode encaminhar o lead da etapa de descoberta até a conclusão de uma compra.

E como o usuário aceita fazer parte da sua lista de leads?

Bom, uma das estratégias mais utilizadas é a assinatura da newsletter de um site/blog.

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Ao inserir seu endereço de e-mail, o visitante confirma que deseja que você entre em contato com ele por esse canal também.

Outras formas de captar leads é através da distribuição de materiais ricos gratuitos e inscrição para eventos gratuitos online, mas há ainda outras formas que podem ser utilizadas de acordo com sua estratégia de captação.

Quais as vantagens de investir em e-mail marketing?

#1 Engajamento com a marca

Um dos pontos mais positivos de criar uma estratégia de e-mail marketing é a construção de relacionamento com a audiência, tornando seus leads um grupo de pessoas engajadas com sua marca.

 Isso acontece principalmente devido a essência do marketing através do e-mail: se seu conteúdo chega até aquela pessoa é porque ele permitiu que esse contato direto fosse estabelecido.

Além disso, um dos pilares do e-mail marketing é manter esses prospects nutridos, ou seja, enviar conteúdos com uma frequência pré-determinada para que ele saiba que sempre encontrará um e-mail da sua marca por ali.

Isso faz com que seus potenciais clientes esperem pelo seu contato, engajem com seu conteúdo, consumam de você com frequência, aumentando o reconhecimento e conhecimento da sua marca. 

#2 Segmentação de leads

Outra vantagem do marketing via e-mail é a oportunidade de trabalhar todas as etapas do funil de vendas.

Por meio dos envios, você pode trabalhar os conteúdos certos, no tempo ideal, para conseguir os resultados esperados.

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E isso só é possível porque você pode segmentar seus leads com base em inúmeras informações: interesses, produtos consumidos, ticket médio, localização, entre outras infos que podem ajudar a direcionar a comunicação certa para a pessoa certa.

Assim você aumenta suas oportunidades de contato, criando ações e campanhas para grupos determinados de leads e suas posições dentro do funil de venda.

#3 Personalização de e-mails

No mundo instantâneo das redes sociais, a marca que faz seu cliente se sentir especial está a muitos passos à frente dos concorrentes.

A personalização de um e-mail, por mais básico que pareça, pode ser uma forma de potencializar seu relacionamento com o lead.

Pense nos e-mails que você recebe: não parece mais cuidadoso quando você é chamado pelo nome?

Toda forma de personalização dentro do e-mail marketing pode agregar muitos pontos para sua estratégia.

#4 Possibilidade de investir em automação

Se nas redes sociais utilizar automação é ruim, no e-mail marketing está mais do que liberado.

Além de facilitar o processo e aumentar a produtividade, a possibilidade de usar automação é ideal para que você envie o email certo no momento ideal.

E o melhor é que a própria ferramenta pode criar automações baseadas em ações que você definir, como ter baixado uma material gratuito sobre o tema X ou ter simplesmente aberto a mensagem Y.

#5 Acesso a dados e métricas

O e-mail marketing, quando bem feito, não é um tiro no escuro: você pode analisar resultados das suas ações quando utiliza automação.

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Isso significa que, diferente de quando enviamos e-mails por conta própria, ao utilizar uma ferramenta conseguimos saber quantos e-mails foram entregues, quantos foram abertos, quantas pessoas clicaram nos links do conteúdo e muito mais.

Apenas com dados e métricas conseguimos mensurar o retorno da nossa estratégia, analisando se vale a pena continuar, adaptar ou extinguir uma ação, por exemplo.

Pontos de atenção ao usar uma estratégia de e-mail marketing

Uma das partes mais polêmicas do uso de e-mail marketing é a comunicação não autorizada.

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Hoje já existe uma lei (LGPD) que garante a segurança do uso de informações pessoais e o e-mail do seu cliente está dentro dela.

Se antes o hábito ilegal de venda e compra de base de dados era muito comum, atualmente nenhum e-mail deve ser cadastrado de forma aleatória sem que o assinante tenha consciência de que irá receber comunicação da sua marca por esse canal.

Por isso, planeje recursos e estratégias para conseguir montar sua base de dados autorizada.

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Outro ponto de atenção fundamental é disponibilizar a opção de encerrar a comunicação via e-mail.

Sempre que enviar um novo conteúdo, lembre-se de deixar o seu lead livre para se remover da lista de transmissão.

Além de ser uma ação prevista por lei, oferecer essa opção também pode ser interessante para sua empresa, pois ajuda a limpar sua base de usuários que não estão mais engajados com sua empresa e evita a classificação do seu domínio como spam.

Certo?

Agora que você já tem algum conhecimento sobre e-mail marketing, chegou a hora de começar a implementar essa estratégia em seu negócio. Aproveite os conteúdos gratuitos da Raczum para aprender novas ferramentas e técnicas para crescer a sua empresa na web.

Tags: conteúdocriaçãoinfluencerinstagramMarketingmétricassocial media

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