Quando falamos em aparelho eletrônico, qual a primeira marca que vem em sua mente? E quando o assunto é refrigerante, você pensa em algum nome logo de cara?
Pois bem, se você encontrou respostas para essas perguntas é porque você reconheceu empresas que investem em gestão de marca.
Você sabe o que é branding e o que ele pode fazer pelo seu negócio?
Hoje nosso conteúdo é sobre gestão de marca: o que é, quais os ganhos e alguns passos simples para implementar – ou melhor – o controle da imagem da sua empresa no mercado.
Quer saber mais sobre isso? Então vamos nessa!
O que é gestão de marca?
O branding ou gestão de marca é o conjunto de ações estratégicas tomadas por uma empresa a fim de torná-la reconhecida dentro do segmento.
Toda empresa possui itens como nome, identidade visual, personalidade, valores, etc, e a gestão de marca faz com que todos esses elementos trabalhem em conjunto para tornar o negócio mais conhecido, respeitado e, sobretudo, desejado.
Portanto, o branding não é uma ação única e imediata, é um trabalho a longo prazo, planejado estrategicamente para criar na mente do consumidor uma boa “imagem” para a marca e seus produtos.
Por que o branding é importante?
Muitas vezes, por ser uma ação de longo prazo, que necessita de trabalho diário, a gestão da marca é negligenciada por algumas empresas.
Hoje, porém, só sobrevive no mercado digital quem tem o trabalho em branding como uma das prioridades do negócio.
Isso significa que empresas que investem em uma gestão de branding estão anos luz na frente e serão o destaque do mercado digital.
Além disso, o branding é fundamental para aumentar as vendas da sua empresa.
Hoje é necessário entender que o comportamento do consumidor não é racional: marcas fortes e reconhecidas sempre são a escolha do cliente, mesmo que outras empresas possuam produtos de qualidade igual ou superior.
Isso acontece porque, na mente daquele comprador, a marca é uma autoridade no assunto e possui o melhor serviço, e isso graças a gestão de marca.
No final, o trabalho de branding serve para aumentar a percepção de valor do seu negócio.
As pessoas preferem pagar mais caro em um produto de uma marca conhecida, pois acreditam ter uma boa qualidade, do que experimentar os produtos de negócios ainda não consolidados.
Quer um exemplo? Veja os produtos da Apple, por exemplo. Apesar da qualidade incrível, muitas marcas já possuem eletrônicos tão bons quanto – ou até melhor – por um ticket mais baixo.
Ainda assim, mesmo com seu preço mais elevado, as pessoas preferem investir nos produtos da marca por ser uma”garantia” de qualidade e a segurança de fazer uma compra naquela empresa.
Ou seja, quanto mais trabalha é sua gestão de marca, mais forte sua empresa é, melhor é a sua imagem no mercado e mais pessoas enxergam valor no seu produto.
Como começar uma gestão de marcar em X passos simples
Mais do que gerir superficialmente sua marca, você precisa fazer um trabalho bem feito, estratégico e diário.
Não sabe por onde começar? Veja alguns passos práticos para começar a trabalhar o branding da sua marca e transformar a imagem do seu negócio.
#1 Saiba quais são os valores da sua marca – e fale sobre eles
Os valores da sua marca representam a imagem do seu negócio, o que você defende e acredita.
São eles que vão fazer com que os consumidores se identifiquem e queiram consumir de você.
Por isso, é fundamental que você saiba quais são, fale naturalmente sobre eles, com constância, para que sua comunicação seja consistente e sua persona se identifique.
#2 Trace estratégias de longo prazo
O maior erro na gestão de marca é pensar só no agora. Tomar decisões, criar campanhas, colocar ações em prática pensando apenas no resultado atual, no retorno imediato.
O branding, mais do que tudo, é a gestão diária e constante de todas as áreas que formam a sua marca, por isso é necessário paciência e pensamento estratégico.
É necessário que, ao tirar uma ideia do papel, você analise não só no retorno curto prazo, mas nos ganhos que aquilo pode trazer no quesito “reconhecimento” e “força” para a imagem do seu negócio.
#3 Trabalhe a gestão interna
Você só consegue passar a imagem de uma marca forte quando possui pessoas que acreditam no seu negócio.
E esse processo começa internamente, compartilhando os valores da marca com os colaboradores – os grandes responsáveis por transmitir a mensagem da sua marca.
Por isso é preciso que quem faz a empresa acontecer acredite na mensagem que sua marca transmite.
Só com uma cultura interna bem alinhada você irá conseguir estabelecer uma marca forte no mercado.
#4 Acompanhe a percepção que os usuários têm da sua marca
Mais importante do que comunicar o valor da sua marca é se fazer entender, certo?
Por isso, um passo fundamental para a gestão de marca é analisar o que os clientes pensam e falam sobre sua empresa – e o quão próximo ou longe isso está da imagem que você deseja passar.
Fique atento às redes sociais e aos contatos diretos (seja por ligação, e-mail ou pessoalmente) e veja se tudo está alinhado.
Assim, você descobre quais ajustes são necessários e o que você tem feito de forma positiva no branding da sua empresa.
Investir tempo e recursos na gestão de marca pode não parecer algo fundamental no momento, mas, acredite, irá fazer toda a diferença no crescimento da sua empresa no futuro.
Por isso, faça da gestão de branding um exercício diário para manter tudo sob controle nos seus negócios.
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Até a próxima.