Já falamos aqui no blog como você influenciador digital pode mensurar os resultados dos seus conteúdos certo? Então agora se liga nessa verdade: você só irá conseguir analisar dados se tiver um planejamento estratégico para seu job!
Afinal, se você posta qualquer coisa em suas redes apenas por postar, do que adianta medir a reação dos seus seguidores? No fim, você nem vai mais saber o que deu certo e o que não agradou.
Então, para não cair nesse erro, que tal aproveitar nossas dicas especiais sobre planejamento para influencers?
Não existe receita de bolo: algumas coisas irão funcionar para você, outras nem tanto, mas com certeza algum passo do nosso guia irá ajudar você. Testa aí e conta para a gente 😉
Como montar seu planejamento estratégico
Não tem jeito: se você quer resultados, precisa se planejar para chegar até eles. Assim como qualquer atividade de marketing online, as ações do seu perfil como influenciador digital também precisam ser reais e mensuráveis.
Para isso, porém, você precisa estruturar cada passo e seguir o plano, certo?
E não precisa se preocupar: não existe uma maneira mais correta – e muito menos única – de fazer seu planejamento estratégico. O segredo é testar o que funciona melhor no seu caso ;). A boa notícia é que temos alguns passos legais para ajudar você nesse processo. Veja!
#1 Defina seu objetivo
Vamos lá: é muito fácil gastar horas e horas produzindo um conteúdo legal e acabar frustrado com o resultado se você não tem um planejamento estratégico.
Afinal, se você não sabe por que está postando aquilo e quem quer atingir, claro que decepções vão acontecer… Se mesmo quem tem tudo organizado e estruturado corre o risco de não ter uma resposta legal dos seguidores, imagina quem não tem?!
Por isso, a dica para começar seu planejamento estratégico é entender seus desafios. Assim, você consegue desenhar qual o melhor caminho para chegar exatamente onde deseja.
O segredo é definir objetivos. Assim como outros tipos de comunicação, quando falamos em campanhas de marketing com influenciadores digitais (ou até sua própria campanha para divulgar seu trabalho), é preciso uma estratégia clara para chegar aos resultados certos.
Mas claro, lembre que seu objetivo só irá valer se ele for mensurável. Até porque, se não der para medir o resultado, do que adianta estabelecer metas?!
#2 Estude seu público
Sim, seu perfil tem um público-alvo e é provável que você já saiba qual é.
As próprias redes sociais já disponibilizam dados como faixa etária, sexo, localização, etc., das pessoas que seguem seu perfil.
Mas se você está começando agora a pensar no planejamento estratégico dos seus conteúdos, precisa ir mais a fundo.
Vamos supor que você vai fazer uma publicidade sobre viagem. Em quem seu conteúdo precisa chegar?
Nesse caso, não adianta nada saber apenas dados como idade e sexo dos seus seguidores, pois qualquer pessoa pode se interessar e adorar viajar. E você precisa se conectar com um público diverso e múltiplo.
Então, mais do que ficar de olho na persona da sua marca pessoal, você precisa saber o público ideal para cada conteúdo que você vai fazer.
Afinal, para cada um deles haverá um tipo de imagem, tom de voz, linguagem que trará mais resultados.
#3 Planeje bons conteúdos
Objetivo e público definidos, é hora de partir para o planejamento de conteúdo.
Veja: antes de começar a produzir suas postagens, você precisa organizar alguns pontos.
O número de posts diários, semanais ou mensais, por exemplo, é algo que você define nessa etapa.
As editorias de conteúdo, o tom de voz, o formato… tudo precisa ser bem escolhido e começa com as nossas primeiras dicas: definindo seu objetivo e conhecendo seu público.
Lembre que seus seguidores estão ali porque se identificam com você. Eles gostam da sua linguagem, mensagem e – mais que isso – de espontaneidade.
No entanto, se você não se planeja, pode acabar destoando sua comunicação. E aí você já sabe, né? O resultado não será legal se sua audiência espera algo que não é entregue.
Feito isso, agora você pode começar a produzir.
Pense no que você pretende passar para sua audiência, qual a rede ideal para esse tipo de conteúdo e de quais formas criativas e surpreendentes você pode apresentá-las.
O planejamento estratégico de conteúdo serve para que você não entregue aos seus seguidores apenas mais do mesmo.
Afinal, o segredo para ter uma carreira de digital influencer de sucesso é fazer seu conteúdo se destacar.
#4 Analise seus resultados
E por último, mas nunca menos importante, chegou a hora de mensurar seus resultados. Ou você pensou mesmo que todo o trabalho de planejamento estratégico acaba quando você faz o post?
Se você tem um objetivo definido para aquele conteúdo, como você vai saber se alcançou sua meta se não conferir o resultado?
Se você está fazendo uma série de posts ou uma campanha para uma marca, por exemplo, conferir a evolução da sua ação diariamente é fundamental.
Assim, caso os dados não estejam bons ou se o resultado esteja abaixo da média, dá para testar soluções criativas para chegar ao resultado esperado.
Além disso, acompanhar métricas é o passo chave para descobrir o comportamento dos seus seguidores e ter insights de novos conteúdos.
Se você não sabe quais dados acompanhar para cada tipo de conteúdo, veja nosso post sobre métricas aqui.
E depois você já sabe, né? Se você seguir o planejamento estratégico mesmo em publicações normais poderá trabalhar a favor do seu potencial como influencer.
E quando a oportunidade de uma publicidade aparecer, você terá dados para provar que faz um job legal.
Agora é com você!
Chegamos ao fim do nosso pequeno guia de planejamento estratégico!
Se você curtiu as dicas e acredita que elas podem ajudar seu job, compartilhe com outros influenciadores digitais que também precisam de um norte para começar a planejar.
Pense que quanto antes você organizar passo a passo suas ações e campanhas, maior será seu retorno.
E claro, conte com a gente para auxiliar sua jornada! Já viu os conteúdos gratuitos que disponibilizamos na Raczum?! Corre lá e aproveite! Ainda tem muita coisa boa vindo por aí 😉