Se você é um leitor do blog Raczum sabe que defendemos o uso das redes sociais para estabelecer um relacionamento com seguidores e clientes, certo? O que muitas pessoas deixam de lado nesse processo, no entanto, é a humanização de marcas.
Afinal, quando seguimos perfis na internet não queremos tratar com robôs, queremos nos aproximar de pessoas, certo?
Então veja algumas formas de aplicar a humanização na comunicação da sua empresa para começar a aplicar ainda hoje.
Por que a humanização de marcas é tão importante?
Para começar, rede social é lugar de pessoas – e é necessário que você mostre que existem humanos por trás de todo o trabalho que você exerce em seu negócio para gerar conexão e relacionamento.
Quando a humanização de marca acontece, você abre a possibilidade de que a sua audiência, seguidores e clientes se identifiquem com a sua empresa, seus valores e sua missão.
E, só assim, é que as interações começam a acontecer!
Se você precisa trabalhar melhor a comunicação humanizada da sua empresa, veja alguns passos simples, mas eficazes, para transformar sua marca.
Como humanizar a comunicação da sua marca
#1 Ofereça valor além de produtos
Se as redes sociais foram feitas para estabelecer uma conexão entre pessoas, para se destacar entre os diversos perfis é preciso investir na humanização de marcas.
Sua empresa precisa se apresentar como alguém com gostos, personalidades, desejos e sentimentos.
Para isso, nada adianta utilizar as redes sociais do seu negócio apenas para divulgar serviços e promoções, as pessoas não seguem você ali somente para isso.
Ofereça conteúdos relevantes, de valor, ajude, converse, responda, mostre que você está ali, é uma marca, mas se importa com sua audiência.
#2 Interaja com seus seguidores
Todos os dias seus seguidores passam por publicações de inúmeras marcas dentro dos aplicativos de redes sociais.
Se entre a chuva de conteúdo ele resolveu tirar um tempo para deixar um comentário, enviar uma mensagem privada, interagir nos seus stories, não o deixe sem resposta.
Empresas que independente do tamanho se mostram abertas para interagir com o público (como a Netflix, por exemplo), ganham a simpatia e confiança das pessoas.
#3 Mostre quem faz tudo acontecer
Não existe estratégia melhor de humanização de marcas do que mostrar para sua audiência que por trás daquele perfil existem, sim, pessoas.
Por isso, deixe claro os valores e a visão de quem faz o negócio acontecer, deixe que seu público converse com seus funcionários, conheça quem são, aprenda o que fazem e se encante por todo o processo que ocorre por trás do feed do Instagram.
Isso ajuda a gerar identificação com a marca e a valorização do trabalho oferecido.
#4 Reconheça possíveis erros
Se o objetivo da humanização de marcas é tornar sua empresa mais humana, é certo que erros poderão acontecer – já dizia a máxima que errar é humano!
Portanto, caso apareça um comentário negativo nas redes sociais da sua marca, jamais ignore. Reconheça o erro, se houver, e esteja pronto para resolver as necessidades do seu seguidor.
Na internet, muitas vezes, as pessoas não são intolerantes aos erros, mas sim a tentativa de ignorar ou reverter a situação sem assumir a culpa.
Agora que você sabe a importância da humanização de marcas e alguns passos para colocar esse processo em prática, chegou a hora de transformar a comunicação digital do seu negócio.
Lembre-se que as pessoas se conectam com pessoas e histórias, não apenas com empresas.
E se você quer ficar por dentro de todas as tendências do marketing, não perde tempo e corra para as redes sociais da Eccentric.
Nós queremos ajudar você a alavancar seu job, então fica de olho que vem muito conteúdo massa por aí. Vai perder?! 😉