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Por muito tempo afirmamos que não se faz venda por redes sociais, mas, com a funcionalidade do Instagram shopping, será que vemos essa realidade se transformar?
A função de loja no Instagram chegou para revolucionar a presença digital de empresas que trabalham com produtos físicos. Afinal, em poucos cliques, seu cliente consegue saber o preço do seu produto e ser redirecionado para finalizar a compra.
Mas como colocar sacolas de compra no Instagram ainda é uma dúvida para muitos e-commerces. Então, vamos aprender mais sobre isso?! Vamos lá!
Loja no Instagram: o que é e porque sua empresa deveria ter
Você já deve ter reparado uma aba de sacolinha em perfis do Insta de lojas que vendem produtos.
A atualização do Instagram shopping chegou no app em 2018 para facilitar e otimizar o processo de venda dos perfis comerciais que já possuem presença online.
Hoje é muito difícil encontrar uma loja que ainda não tenha adotado o Instagram shopping como uma estratégia de venda, mas ainda existem perfis deixando dinheiro na mesa por não aproveitar a funcionalidade.
E se você tem sua loja ou e-commerce e ainda não sabe como criar sua loja no Instagram, vem entender todo esse rolê com a gente.
O que é Instagram shopping?
A aba compras no Instagram (Instagram shopping em inglês) é uma ferramenta com foco em vendas disponibilizada pelo app de fotos.
Quando a função de loja no Instagram está ativa, o dono do perfil pode:
- Exibir produtos
- Inserir informações sobre o produto
- Informar preços
- Colocar um link externo para que a compra seja finalizada com sucesso
A ideia é que o perfil da sua loja no Instagram seja uma grande vitrine – e que as pessoas possam comprar em poucos cliques.
Como funciona a funcionalidade Compras no Instagram?
Você pode colocar a descrição dos seus produtos na própria aba do Instagram shopping, em fotos do feed e nos stories.
Seu produto também pode aparecer no explorar, com chances de atingir pessoas que ainda não conhecem sua marca e nem seguem seu perfil.
Quando o usuário se interessa e clica em seu produto, ele encontra detalhes sobre o item, uma galeria de imagens, o preço e até mesmo itens da sua loja que são relacionados.
A venda, porém, não acontece de fato dentro do aplicativo – e é por isso que afirmamos o tempo todo que as redes sociais não são plataformas de venda, mas de relacionamento com o cliente.
Para concluir a compra, o usuário precisa seguir para um link externo e realizar a transação.
Benefícios do Instagram shopping
Até aqui você provavelmente já entendeu porque é importante utilizar o Instagram shopping para o perfil da sua marca, certo?
Mas que tal ficar por dentro de todos benefícios que a função pode trazer para o seu negócio? Depois desse texto, a gente tem certeza, você vai correr para ativar sua loja no Instagram.
- Maior oportunidade de venda
Só no Brasil são mais de 60 milhões de usuários diários onlines no app – um ótimo número de oportunidades de venda, não é?
- Maior possibilidade de links
Você não precisa mais ser refém do link na bio (se sua conta não é verificada ou maior de 10k, para ter o “arrasta para cima”). Com o instagram shopping você pode levar o usuário para o seu site em um clique, enquanto ele está rolando o feed.
- Maior redução de custos
Se antes o tráfego pago era uma das únicas opções para levar os clientes direto para seu site, o Instagram shopping é uma alternativa sem custos para inserir preço e links externos direto em suas imagens.
Como criar sua loja no Instagram?
Agora que você já sabe tudo sobre a loja no Instagram, chegou a hora de aprender como ativar o recurso no seu perfil. Veja só:
#1 Ter um perfil comercial: você pode criar um perfil novo ou converter seu perfil pessoal para uma conta comercial para ativar a função.
#2 Ser administrador de uma página do Facebook ou ter uma conta no Gerenciador de Negócios: você irá criar o seu catálogo de produtos lá, para depois conseguir marcá-los nos posts do Instagram.
Outros pontos fundamentais são:
- Usar a última versão atualizada no aplicativo
- Ter uma conta no Facebook (página) ou Gerenciador de Negócios para associar
- Vender produtos que estão dentro dos mercados aceitos pela plataforma
- Cumprir as políticas comerciais do Instagram
Com sua conta na categoria correta e o catálogo pronto, você deve cadastrar seu perfil no Instagram shopping.
Basta acessar as configurações, entrar na aba Empresa e depois em Compras no Instagram. Lembre de conferir as informações que colocou antes de mandar a conta para análise – que pode levar alguns dias.
Aí é só aguardar: quando aprovado, o Instagram mesmo notifica que sua aba de compras está liberada e você já pode começar a marcar produtos nas publicações e stories 😄.
O Instagram shopping pode ser o ponto chave para a sua marca explodir nas redes sociais, então aproveite nosso tutorial para usar a funcionalidade da melhor forma possível.
Não podemos esquecer que o Tio Zuckerberg adora quando usamos as ferramentas disponibilizadas no app, hein? Só temos a ganhar quando encontramos maneiras estratégicas de usar o Instagram e suas funções.
Se você ainda se sente perdido dentro da internet, clique aqui e baixe o nosso conteúdo gratuito sobre as ferramentas do Instagram.
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