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Mídia Kit: entenda o que é e como fazer o seu

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Creators
Reading Time: 8 mins read
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Tabela de conteúdos

  • O que é mídia kit?
  • 5 informações essenciais para um mídia kit
    • 1. Seus dados pessoais e plataformas de atuação
    • 2. Detalhes do seu público-alvo e persona
    • 3. Dados e métricas das suas redes sociais
    • 4. Valores e condições de jobs
    • 5. Campanhas e trabalhos anteriores de sucesso

Ei, influencer, você ainda não tem seu próprio mídia kit? Se você quer começar a trabalhar com mídias sociais não pode deixar essa etapa de fora do planejamento, viu?!

Essa é uma das melhores formas de oferecer seus serviços para marcas e conseguir parcerias incríveis.

Então, bora nessa? Hoje vamos entender o que é um mídia kit, qual sua função e como criar um material que irá surpreender as empresas. Bora nessa!

O que é mídia kit?

Se você gosta das dicas do nosso blog é porque é um influenciador digital ou quer começar a trabalhar com a internet. Pois bem, seja qual for o seu caso, uma coisa é certa: você precisa de um mídia kit.

Mas, claro, primeiro você precisa entender o que é isso e para o que serve, certo? Então bora lá.

Basicamente, o mídia kit é um documento usado por pessoas públicas para vender publicidade.

O doc não é novidade e começou a ser usado há tempo em veículos de comunicação como jornais, rádios, canais de tevê, que colocavam informações de venda de espaços publicitário no documento.

Com o boom da profissão de influenciador digital, o mídia kit voltou a estrelar as negociações de publicidade.

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E hoje é usado para divulgar informações, preços e condições dos famosos publiposts.

Mas o que um bom mídia kit precisa apresentar? As informações mais relevantes que todo mídia kit precisa ter você descobre no próximo tópico. Vamos!

5 informações essenciais para um mídia kit

Se antes o mídia kit era usado para vender espaços e tempo de propaganda no jornal de papel e na tevê, hoje os influenciadores aproveitam o arquivo para mostrar as vantagens que oferecem para as marcas e como funcionam os jobs postados nos perfis do Instagram, Facebook e canais no Youtube, por exemplo.

Mas para valer de verdade o mídia kit precisa ser um doc útil.

Ou seja, ele precisa apresentar seu trabalho e responder as principais dúvidas que uma empresa parceira pode ter.

Pois, se ela precisa entrar em contato com você para saber informações básicas, mesmo depois de ter acessado seu mídia kit, alguma coisa está errada!

Para não cair no erro, bora descobrir o que o seu mídia kit precisa apresentar:

1. Seus dados pessoais e plataformas de atuação

Um grande erro que muito influenciador digital comete é fazer um arquivo que só fala de valores.

Sim, o mídia kit serve para a marca entender como funciona o seu trabalho e quais os valores que você cobra, mas não é só isso.

Pense que a empresa está contratando seus serviços porque se identificou com você.

Então, sim, ela quer mais informações sobre você, seu trabalho e sua vida – mais do que ela consegue observar sozinha em suas redes.

A ideia é que a primeira parte do seu mídia kit seja uma breve biografia, com informações como:

  • Quem é você
  • De onde você é;
  • O que você faz
  • Quais assuntos aborda
  • Quais são seus interesses

Um job de sucesso acontece quando o influencer e a marca dão um super match. Seu trabalho e o que a empresa oferece precisa ter conexão, por isso é tão importante que ela conheça você por meio do seu material.

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2. Detalhes do seu público-alvo e persona

O próximo ponto é mostrar para a empresa que seus perfis podem ser uma ótima vitrine.

A verdade é que as marcas investem dinheiro nas parcerias, então é muito importante que elas vejam que o público que ela quer atingir também está nas suas redes sociais.

Para isso, você pode oferecer algumas informações fundamentais sobre a sua audiência como sexo, idade, localização, comportamento em seu perfil e interesses dos seus seguidores.

O ideal é que seu mídia kit ofereça informações suficientes sobre a sua persona para que a marca veja se é, de fato, essa a audiência do produto/serviço que ela oferece.

3. Dados e métricas das suas redes sociais

Suas métricas são o ouro do seu perfil, e mostrar essas informações pode ser uma ótima estratégia para aumentar a percepção de valor do seu trabalho.

Claro, seu mídia kit não deve ser apenas estatísticas, mas pode acreditar que essa é uma das primeiras coisas que a marca irá olhar ao receber seu doc.

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Isso porque, como falamos, são seus dados que mostram que seu trabalho realmente agrada seu público e engaja as pessoas que seguem seu perfil.

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A empresa parceira precisa saber se você é o influenciador digital mais indicado para o job e qual o potencial das suas redes sociais.

Então, para impactar positivamente as marcas, veja quais dados legais você deve incluir:

  • Média de curtidas
  • Reações
  • Média de compartilhamentos
  • Média de comentários
  • Menções ao seu perfil
  • Uso de hashtags próprias
  • Posts salvos, e por aí vai.

4. Valores e condições de jobs

Vamos lá: chega desse medo de colocar valores de jobs no mídia kit!

Você pode colocar bem claro quais são os preços cobrados para publicidade, divulgação e campanhas nas suas redes sociais.

Mas, caso não queira especificar demais, você não precisa colocar valores fechados e imutáveis. Apenas ofereça uma base do valor das parcerias com você para que a empresa analise se viável fechar o job.

Assim, a marca irá saber exatamente o que esperar, quais as suas expectativas para os trabalhos e se seu orçamento está dentro do que eles podem oferecer.

A verdade é que você pode – e deve – deixar cada job aberto para negociações.

Mas também é legal colocar algumas exigências que são importantes e que você não abre mão para “filtrar” as parcerias que realmente funcionam com seu perfil.

5. Campanhas e trabalhos anteriores de sucesso

Uma boa estratégia para convencer as marcas a fecharem jobs com você é mostrar resultados legais de outros trabalhos.

Se depois de tudo que foi apresentado em seu mídia kit, a empresa ainda não tem certeza se fechar a publi com você é o ideal, aproveite dos trabalhos de sucesso que você já fez para convencê-los.

Essa é a hora de provar que você pode trazer resultados positivos. Então, use e abuse dela.

Diga para quais marcas você já trabalhou, os conteúdos que foram criados, quais as estratégias e, claro, os resultados que alcançaram.

Mostre como é o seu desempenho como digital influencer e não faltarão jobs!

Se você nunca fez uma publi e está em busca do seu primeiro parceiro, apenas faça seu mídia kit normalmente sem incluir esse item. Mas, se você já tiver dados legais em conteúdos próprios, use sem medo 😉

Ah, e por último, mas nunca menos importante, não esqueça de sempre atualizar seu mídia kit.

Algumas infos como meios de contato, valores e métricas das suas redes sociais devem ser atualizadas com frequência.

Se puder, invista também em um arquivo profissional, com um design que combine com a identidade visual das suas redes. Acredite, esse é um investimento que vale a pena!

Esperamos que essas dicas ajudem você a produzir um mídia kit perfeito para conseguir muitos jobs.

E se você quer encontrar parcerias incríveis, não esqueça de se inscrever em nossa plataforma. Podemos ajudar você a alavancar seu perfil! Bora lá?!

Tags: conteúdoinfluencerMarketingmarketing de conteúdométricassocial media

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