• Login
  • Register
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
Contato
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
Marketing em minutos
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Anúncio Anúncio Anúncio
ADVERTISEMENT

Vender no Instagram: formatos mais indicados + dicas

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Marketing
Reading Time: 7 mins read
A A
-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Compartilhar pelo WhatsappCompartilhar no LinkedinCompartilhar no Facebook

Tabela de conteúdos

  • Como vender no Instagram: dicas práticas
    • #1 Crie uma conta comercial
    • #2 Utilize a bio a seu favor
    • #3 Faça-se presente
    • #4 Instagram Shopping

Procurando meios de potencializar as suas vendas? Já pensou em vender no Instagram?

Criado em 2010 com o intuito de ser uma rede social de compartilhamento de fotos, o Instagram foi evoluindo e se moldando conforme as demandas e concorrentes, até chegar no formato que conhecemos hoje.

Por ser uma ótima ferramenta de engajamento, isto é, uma maneira de deixar sua marca em evidência, vender no Instagram se tornou fácil e necessário.

E é com isso em mente que hoje abordaremos nesta conversa a importância de prospectar novos clientes e criar oportunidades de venda por meio dos recursos disponibilizados pela plataforma.

Mas lembre-se: estas dicas são aplicáveis para se vender no Instagram, a parte do pagamento e conclusão da compra pelo cliente devem ser feitas por outros meios, visto que a rede social não dá suporte para tal.

Como vender no Instagram: dicas práticas

Considerando a situação em que o mundo se encontra por consequências da pandemia, e a necessidade de se estar em quarentena, empresários de todos os ramos enfrentam novos desafios quando se trata de manter seus negócios abertos.

A solução adotada por algumas empresas foi recorrer à internet, dado que, por meio das redes sociais, se torna possível a comunicação com o cliente em tempo real sem a necessidade de contato físico.

Não importa o porte ou a sua área de atuação, vender no Instagram é prático e tem se mostrado uma ótima maneira de obter resultados.

A seguir separamos dicas essenciais que vão te auxiliar para que isso aconteça. Vamos lá?

#1 Crie uma conta comercial

O primeiro passo para vender no Instagram é criar uma conta comercial para sua marca.

Diferente dos perfis pessoais, as contas comerciais abrem oportunidades para você observar de perto as estatísticas do seu negócio, como, por exemplo:

  • Medir o alcance de seus posts, considerando os vários formatos que eles possam ter sido publicados, como vídeos, fotos ou stories;
  • Manter dados de quantas impressões foram obtidas em cada publicação, tornando possível observar se as estratégias obtiveram retorno;
  • Acompanhar o número de visitas ao perfil com detalhamento quanto a aspectos como idade, localização, gênero, faixa etária e o período em que essas pessoas mais interagiram com o seu conteúdo.

Existe ainda a possibilidade de fazer com que sua conta alcance novos públicos por meio dos anúncios pagos. Para quem possui um valor maior para investir, pode ser uma boa opção.

#2 Utilize a bio a seu favor

Esta é a parte onde você deverá fazer uma breve descrição sobre o que sua conta se trata. Nela você deverá apontar coisas relevantes para o público de forma simples e direta.

Uma bio de sucesso deve conter também um link direto para seu site e outras redes sociais, visto que usaremos o Instagram para chamar a atenção do público para eles conhecerem os seus produtos e a sua empresa.

#3 Faça-se presente

Um erro cometido por muitos é não manter uma rotina de postagens e simplesmente “sumir” da rede social por longos períodos.

ADVERTISEMENT

Para vender no Instagram e se manter relevante para o algoritmo da plataforma, é preciso ter engajamento e se fazer presente dentro dela.

Utilize os recursos disponibilizados, existem vários e cada um pode ser aplicado para diversos fins.

Feed

Aqui podem ser disponibilizadas fotos e vídeos em alta qualidade mostrando o produto. Aproveite para colocar na legenda informações como tamanho e outros detalhes pertinentes.

O link para a plataforma de pagamento também deve ser disponibilizado, além do preço que é importante estar aqui para que o cliente possa se organizar e não ter surpresas ao fechar a compra.

Nunca escreva coisas como “preço somente nas mensagens diretas (DM)”, isso pode fazer com que o consumidor desista de adquirir o produto, visto que atitudes como essas dificultam o processo de compra.

Stories

Por serem apagados dentro de 24 horas, os stories podem ser utilizados de maneira mais descontraída e com uma proximidade maior com o seguidor. Nele é possível desde gravar vídeos curtos a compartilhar publicações do feed, auxiliando na propagação de novos posts e aumentando o engajamento dos produtos.

A função “arrasta pra cima” pode ser aproveitada para colocar links externos como, por exemplo, o site da sua marca e também a plataforma de pagamento.

ADVERTISEMENT

IGTV

Com a possibilidade de criar vídeos mais longos que no feed, o IGTV abre caminho para uma exibição mais detalhada sobre o produto ou o processo de fabricação.

ADVERTISEMENT

Um exemplo disso são as marcas de roupas que empregam este recurso para mostrar o passo a passo da confecção e personalização de uma peça.

Reels

Esta é a nova tendência dentro da plataforma. Com ele é possível fazer vídeos de até 60 segundos que são utilizados de inúmeras formas.

Quando se trata de vender no Instagram, o reels é grande aliado no engajamento, dado que o alcance dos breves takes é maior devido ao seu formato mais dinâmico e divertido.

Todos estes recursos estão disponibilizados gratuitamente e resta a você a decisão de implementá-los ou não, conforme as suas estratégias para sua empresa.

#4 Instagram Shopping

A categoria loja é uma ótima forma de vender no Instagram. Com ela você será capaz de criar um catálogo organizado e completo de seus itens disponíveis para comércio.

Cada produto será exibido de forma individual e ao ser selecionado pelo usuário, abrirá caminho para uma descrição detalhada e com link direto para o site para finalização da compra.

O Instagram Shopping está disponível para o público logo na sua página inicial do perfil comercial, o que facilita para que seus produtos sejam visualizados rapidamente, viabilizando e otimizando todo o processo de venda.

Consegue perceber como vender no Instagram não precisa ser um bicho de sete cabeças?

Com a evolução da tecnologia e também pela necessidade de criar maneiras para continuar no mercado, usar a internet e seus recursos é indispensável para quem deseja ter uma marca de sucesso.

Esperamos que nossas dicas tenham te auxiliado de alguma forma. Lembre-se que sempre que tiver dúvidas sobre algo, é importante que você deixe seu comentário ao fim de cada conteúdo.

Desta forma, poderemos te ajudar a esclarecer qualquer ponto e potencializar o marketing do seu negócio.

Até a próxima!

Tags: conteúdocriaçãoecommerceengajamentofilmesinfoprodutoinstagramlojaloja onlineMarketingmarketing de conteúdoMobile Legendpostsredes sociaisreelssocial mediavendasviral
ADVERTISEMENT
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Baixe nossa Alexa Skill

Eccentric - Todos os direitos reservados | © 2024 - Termos de Uso | Política de privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

*Ao criar sua conta no nosso portal você aceita nossos Termos de uso e Política de privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos Cookies para oferecer uma experiência otimizada e personalizada. Confira nossos Termos de uso e Política de privacidade