Que atire a primeira pedra o influencer que nunca deixou de postar nas redes sociais porque estava sem ideias de conteúdo.
A gente aposta que já aconteceu algo semelhante por aí com você!
Se ter novas ideias para postagens é um desafio para você, no texto de hoje você vai encontrar a solução do seu problema!
Pronto para descobrir sites e ferramentas que vão ajudar a encontrar potenciais ideais de conteúdo? Então vamos!
Sites para encontrar ideias de conteúdo que você precisa conhecer
Nós sabemos que as melhores ideias de conteúdo surgem das situações e locais mais improváveis.
Seja um filme legal da sessão da tarde, um livro de ficção ou uma experiência que você passou em uma viagem… O mundo ao nosso redor oferece o tempo todo novas ideias, conteúdos e inspirações.
Mas nada impede que tenhamos uma carta na manga para os dias em que as ideias desaparecem, não é? Então veja nossa seleção de sites que podem salvar um dia zero criativo – e salvar sua frequência na web!
#1 Google Trends
O Google trends é um daqueles sites que você precisa conhecer para ter ideias de conteúdo para sempre!
Se você não conhece, o site fornece dados sobre as tendências de pesquisa que as pessoas estão fazendo no Google.
Como funciona?
Você joga um termo, define o período de pesquisa e recebe informações valiosas para o seu conteúdo, como o volume de pesquisa, período e os locais em que o termo foi mais buscado.
Assim, você pode saber, por exemplo, se as pessoas estão procurando mais por “make de halloween” ou “maquiagem de halloween” – e pode parecer bobeira, mas faz toda a diferença para tornar o seu conteúdo mais encontrado.
#2 SEMRush
Um aliado para os dias em que ficamos sem ideias de conteúdo é o SEMRush.
A ferramenta paga, com algumas funcionalidades gratuitas limitadas, é ideal para entender e encontrar as tendências que estão surgindo no seu nicho de atuação.
Para quem possui um blog, efetivamente, o site é excelente para analisar o desempenho das publicações de outros produtores de conteúdo que falam do mesmo assunto que você.
Já para influenciadores digitais que estão apenas nas redes sociais, vale a pena pesquisar vez ou outra no SEMRush para ver o que as pessoas andam falando dentro do seu segmento. Ideias e inspirações nunca são demais, não é?
#3 Answer the Public
Esse é o verdadeiro significado de “ideias de conteúdo infinitas”. Se você nunca experimentou o site Answer the Public, não sabe o que está perdendo.
Sabe aqueles dias que as ideias parecem evaporar? Quando bate o temido e famoso “bloqueio criativo”?
Às vezes tudo o que precisamos é bater o olho em uma palavra, termo, frase para criar um conteúdo incrível.
O site contribui muito para o planejamento de conteúdo, pois mostra quais são as dúvidas e pesquisas que as pessoas mais fazem sobre algum assunto, facilitando na hora de escolher a palavra certa que vai atrair a galera para o seu post.
#4 Ubersuggest
Outro site para encontrar ideias de conteúdo é o Ubersuggest, ferramenta do Neil Patel.
Para quem faz juz ao nome “blogueiro” e realmente gosta de alimentar seu blog com textos escritos, a plataforma é muito interessante para analisar o SEO do seu site e seus conteúdos.
Mas se o seu negócio é nas redes sociais, o Ubersuggest pode ser uma fonte incrível para encontrar ideias de posts sobre todo e qualquer tema da sua linha editorial.
#5 Google Alerts
Ah, o Google Alerts!
Se tem uma ferramente que poucas pessoas usam, mas que é muito rica para quem quer ter ideias de conteúdo o tempo todo, é o alerta do Google.
Como funciona?
Você configura alertas para temas que são importantes para sua audiência, que fazem parte do seu nicho e da área que você atua.
Assim, você consegue acompanhar o que está sendo publicado dentro do seu segmento por sites, portais, jornais e outros meios relevantes.
E é dentro de todas as informações que chega até você que pode estar o seu conteúdo mais valioso!
Veja o que está sendo falado e foque naquilo que é importante, mas ninguém está abordando.
Preencher as lacunas de conteúdo é uma estratégia incrível para ser percebido como uma autoridade no seu nicho.
#6 Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner é o planejador de palavra-chave do Google.
Muitas vezes, quando falamos em palavra-chave, logo pensamos em sites e conteúdos escritos, como artigos e blogposts. Mas não!
A palavra-chave vai muito além da função de ranquear um site, por exemplo.
Cada conteúdo que você produz, seja uma postagem para suas redes sociais ou até mesmo uma publicidade para uma marca, tem um termo chave.
Esse termo é a palavra, frase que seu seguidor usaria para pesquisar sobre determinado assunto e é muito importante que você faça o estudo de algumas para manter nas suas legendas, chamadas de publicação e até anúncios nas redes sociais, para quem já cria conteúdos patrocinados.
Com a ferramenta do Google, você pode descobrir quais são as maiores dúvidas da sua audiência e respondê-las com conteúdos de alto valor. O resultado é um engajamento dos sonhos!
#7 YouTube Search e YouTube Trending
Por fim, mas extremamente importante estão as ferramentas Youtube Search e Youtube Trending.
Porque qualquer criador de conteúdo, até mesmo os Youtubers super criativos, passam por períodos de poucas ideias de conteúdo, não é?!
Nas ferramentas você pode descobrir o que está bombando na rede, além de ver como andam os vídeos do seu nicho por lá, a qualidade, duração, demanda, etc. Vários infos que geram insights para os seus conteúdos.
Está esperando o que para salvar todas as ferramentas e sites nos favoritos do seu navegador? Com tantos recursos para encontrar novas ideias de conteúdo, nunca mais você vai precisar quebrar seu cronograma de postagem!
Para mais dicas práticas e úteis como essa, acompanhe a @eccentric.digital nas redes sociais e fique por dentro das tendências do Marketing de Influência.
E se você ainda fica um pouco perdido quando o assunto ideias de conteúdo , entre em nossas redes ou solicite uma ajuda a qualquer momento no nosso chat.
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