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Métricas do Youtube: 3 dados para ficar de olho

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
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Reading Time: 6 mins read
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  1. Quais as principais métricas do Youtube?
    1. #1 Minutos assistidos
    2. #2 Número de inscritos
    3. #3 Visualizações de vídeos
  2. Use todas as métricas do Youtube para medir o sucesso do seu canal

Que as métricas são super importantes para as redes sociais não é mais segredo. No entanto, muita gente ainda acha que só se fala em dados quando o assunto é Instagram e Facebook.

NÃO! Para quem produz conteúdo em vídeo, as métricas do Youtube também são fundamentais para você saber se está no caminho certo.

Se você já está dando as caras no Youtube ou planeja inserir a rede na sua produção de conteúdo, fique até o fim do post para entender tudo sobre as informações mais importantes para seus vídeos.

Quais as principais métricas do Youtube?

Toda métrica passa uma informação que pode servir de insight para um influenciador digital, mesmo aquelas que consideramos métricas de vaidade.

Mas o Youtube, assim como outras redes sociais, também possui uma hierarquia de valor quando falamos de dados.

E você sabe qual métrica do Youtube é mais importante? Veja só:

#1 Minutos assistidos

Não é só porque canais com grande número de inscritos recebem plaquinhas em casa que esse é o dado mais importante da rede!

Na verdade, quando falamos em métricas do Youtube, os minutos assistidos (watch time) é o dado mais relevante e valioso para qualquer perfil.

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Isso porque o dado informa o total de minutos assistidos em todos os vídeos do seu canal, mostrando como anda o engajamento do seu canal.

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Um canal com muitos inscritos, mas em que há poucos minutos assistidos, mostra que o job não está assim tão interessante.

Afinal, se as pessoas não estão consumindo tanto aquele conteúdo deve ter algum motivo, certo?

Em muitos casos, quando esta métrica está baixa, a galera logo pensa em produzir ainda mais vídeos, mas nem sempre essa é a estratégia mais inteligente.

Muitos vídeos publicados com pouquíssimos minutos assistidos só irá reforçar a ideia de que seu conteúdo não está bom o suficiente para reter uma audiência fiel.

#2 Número de inscritos

Mais importante do que ficar de olho nas métricas do Youtube é saber analisá-las – assim como em qualquer outra rede social.

O número de inscritos de um canal, apesar de não ser o dado mais relevante, diz muito sobre aquele produtor de conteúdo.

Afinal, as pessoas se inscrevem em canais que desejam continuar acompanhando, assistindo, interagindo e isso é muito bom!

As vantagens de ter um bom número de inscritos são muitas: o inscrito recebe notificação a cada vídeo novo, aumenta as chances de ter seu vídeo recomendado e aparecer no feed dele.

Mas, assim como ganhar inscritos é vantajoso, perder inscrições é uma das piores métricas do Youtube – e que você deve ficar atento!

#3 Visualizações de vídeos

Sim, as visualizações dos seus vídeos também são importantes.

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Quando seus vídeos tem uma alta taxa de visualização, o Youtube entende que você se preocupa em manter a constância do canal e a divulgação do seu trabalho.

Isso porque, um vídeo com muitas visualizações, geralmente reflete à um conteúdo bem feito, que gera uma grande movimentação de compartilhamentos – exceto no caso dos virais de sorte, mas você já entendeu que uma métrica sozinha não diz muito sobre nada, não é?

Outro indicativo que o número de visualizações mostra é que boa otimização do seu conteúdo, usando títulos, palavra-chave e tag com alto potencial de busca.

Mas lembre que mais legal do que ter várias pessoas assistindo ao seu conteúdo, o principal objetivo do Youtube é manter o usuário na plataforma. Por isso a minutagem assistida é tão especial :).

Use todas as métricas do Youtube para medir o sucesso do seu canal

“Mas se os minutos assistidos são mais importantes do que os inscritos, quer dizer que um vídeo viralizado é mais relevante do que meu canal?” Você pode estar se perguntando.

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A resposta é NÃO!

Lembre-se sempre que nenhuma métrica sozinha diz muito sobre nada, e o Youtube sabe muito bem disso.

Os inscritos de um canal ajudam a rede analisar quais canais estão produzindo conteúdo frequentemente por ali, e anula aqueles vídeos que recebem milhões de visualizações, mas não tem nenhum “seguidor” ativo.

Ou seja, foi apenas um viral, hit, que caiu na graça da internet por alguns dias, mas não produziu nada relevante depois disso.

Por isso que se preocupar só com inscritos, só com likes, só com visualizações não é inteligente.

Pior do que ter apenas um vídeo viralizado, é ter vários inscritos em um canal que não há um tempo de visualização proporcional ao número de vídeos.

Entendido?

Se você ainda não entende muito sobre métricas e dados das redes sociais (e como usá-las ao seu favor), acompanhe o blog da Raczum.

Toda semana liberamos artigos recheados de dicas e insights para ajudar você a manter uma boa produção de conteúdo na web.

Além disso, também disponibilizamos materiais gratuitos que podem facilitar sua jornada.

Para quem está começando a carreira de influenciador digital agora, aproveite o nosso e-book gratuito “Digital influencer: como começar sua carreira” que está disponível por tempo limitado.

Até o próximo post!

Tags: conteúdocriaçãoMarketingmétricaspostssocial media

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