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A paleta de cores é um dos itens mais importantes de uma identidade visual. E é justamente nessa etapa que muitas pessoas “travam”.
Afinal, quais são as melhores cores para representar um negócio? Qual paleta de cor escolher para transmitir o que eu quero passar?
Se você também sempre acaba ficando na dúvida de qual a melhor paleta de cores para identidade visual, veja algumas dicas abaixo.
Como escolher uma paleta de cores para identidade visual?
Para começar a falar sobre paleta de cores para identidade visual é necessário frisar que o ideal, para quem tem condições, é investir em um profissional de design para criar uma id.visual completa – que vai muito além apenas da escolha de cores.
Outro ponto importante é que precisamos desmistificar a ideia de que a paleta de cores da sua identidade visual deve ser ligada ao seu gosto pessoal.
Não é porque você gosta de amarelo, por exemplo, que essa é a melhor opção para a sua marca.
As cores, assim como outros elementos de uma identidade visual, comunicam algo e são responsáveis por expressar a personalidade da sua empresa ou a sua própria.
Portanto, a paleta de cores para identidade visual não deve partir de gosto ou modismo: é necessário pensar estrategicamente em todo o branding do seu negócio, que precisa ser coerente e marcante.
E como fazer a melhor escolha? Veja abaixo alguns pontos importantes na hora de selecionar a paleta da sua marca.
#1 Estude sobre psicologia das cores
A psicologia das cores é o grande referencial para a escolha de paleta de cores para identidades visuais. É um alinhamento do mercado do design e um princípio utilizado pela maioria dos profissionais.
O estudo da psicologia das cores defende que existe um mundo dentro de cada cor que pode causar sensações, percepções e transmitir visões e conceitos.
Isso significa que existem características que são atribuídas às cores e que precisam ser entendidas ao escolher uma paleta para sua empresa, para que elas expressem os pilares do seu negócio.
#2 Utilize o círculo cromático
O círculo cromático é uma cartela de cores que podem ser percebidas pelo olho humano, dividida em 12 partes, em formato circular.
Cada parte do círculo representa uma cor com suas variações de tonalidade e sua divisão acontece da seguinte forma: cores primárias, secundárias e terciárias.
A ferramenta é uma das mais essenciais para quem quer escolher uma paleta de cores para uma identidade visual, pois ela oferece combinações de cores coerentes e harmônicas.
Utilizando as cores do círculo cromático você pode conseguir combinações:
Analógicas (cores vizinhas)
Monocromáticas (uma cor com diferentes tonalidades)
Complementares (cores opostas)
Triádicas (junção de três cores que corresponde a um triângulo).
#3 Escolha uma cor principal e outras para suporte
Por fim, nossa última dica é sempre escolher uma cor principal e outras opções para serem usadas como suporte, facilitando diferentes aplicações.
Em geral, o recomendado é manter uma paleta de cores para identidade visual entre 2 a 4 cores, mas nada impede que uma marca tenha uma paleta maior se for bem utilizada.
Aproveite o círculo cromático para gerar combinações interessantes e que representam a personalidade do seu negócio.
Com essas orientações fica mais fácil encontrar a cor ideal para a sua marca, não é? E para quem ainda está com dificuldade de transmitir seus valores e personalidade por meio do design, procure um profissional para planejar uma paleta de cores para sua identidade visual.
Até a próxima!