• Login
  • Register
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
Contato
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
Marketing em minutos
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
    • Marketing em minutos
    • Alexa Skill
    • Ebook Grátis
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Eccentric® Blog | Seu portal de marketing, inovação e vendas
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Anúncio Anúncio Anúncio
ADVERTISEMENT

Paleta de cores para identidade visual: como escolher

Edu Gazzinelli by Edu Gazzinelli
in Creators
Reading Time: 5 mins read
A A
-
00:00
00:00

Queue

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Compartilhar pelo WhatsappCompartilhar no LinkedinCompartilhar no Facebook

Tabela de conteúdos

  • Como escolher uma paleta de cores para identidade visual?
    • #1 Estude sobre psicologia das cores
    • #2 Utilize o círculo cromático
    • #3 Escolha uma cor principal e outras para suporte

A paleta de cores é um dos itens mais importantes de uma identidade visual. E é justamente nessa etapa que muitas pessoas “travam”.

Afinal, quais são as melhores cores para representar um negócio? Qual paleta de cor escolher para transmitir o que eu quero passar?

Se você também sempre acaba ficando na dúvida de qual a melhor paleta de cores para identidade visual, veja algumas dicas abaixo.

Como escolher uma paleta de cores para identidade visual?

Para começar a falar sobre paleta de cores para identidade visual é necessário frisar que o ideal, para quem tem condições, é investir em um profissional de design para criar uma id.visual completa – que vai muito além apenas da escolha de cores.

Outro ponto importante é que precisamos desmistificar a ideia de que a paleta de cores da sua identidade visual deve ser ligada ao seu gosto pessoal.

Não é porque você gosta de amarelo, por exemplo, que essa é a melhor opção para a sua marca.

As cores, assim como outros elementos de uma identidade visual, comunicam algo e são responsáveis por expressar a personalidade da sua empresa ou a sua própria.

Portanto, a paleta de cores para identidade visual não deve partir de gosto ou modismo: é necessário pensar estrategicamente em todo o branding do seu negócio, que precisa ser coerente e marcante.

E como fazer a melhor escolha? Veja abaixo alguns pontos importantes na hora de selecionar a paleta da sua marca.

#1 Estude sobre psicologia das cores

A psicologia das cores é o grande referencial para a escolha de paleta de cores para identidades visuais. É um alinhamento do mercado do design e um princípio utilizado pela maioria dos profissionais.

O estudo da psicologia das cores defende que existe um mundo dentro de cada cor que pode causar sensações, percepções e transmitir visões e conceitos.

Isso significa que existem características que são atribuídas às cores e que precisam ser entendidas ao escolher uma paleta para sua empresa, para que elas expressem os pilares do seu negócio.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT

#2 Utilize o círculo cromático

O círculo cromático é uma cartela de cores que podem ser percebidas pelo olho humano, dividida em 12 partes, em formato circular.

Cada parte do círculo representa uma cor com suas variações de tonalidade e sua divisão acontece da seguinte forma: cores primárias, secundárias e terciárias.

A ferramenta é uma das mais essenciais para quem quer escolher uma paleta de cores para uma identidade visual, pois ela oferece combinações de cores coerentes e harmônicas.

Utilizando as cores do círculo cromático você pode conseguir combinações:

Analógicas (cores vizinhas)

ADVERTISEMENT

Monocromáticas (uma cor com diferentes tonalidades)

Complementares (cores opostas)

Triádicas (junção de três cores que corresponde a um triângulo).

#3 Escolha uma cor principal e outras para suporte

Por fim, nossa última dica é sempre escolher uma cor principal e outras opções para serem usadas como suporte, facilitando diferentes aplicações.

Em geral, o recomendado é manter uma paleta de cores para identidade visual entre 2 a 4 cores, mas nada impede que uma marca tenha uma paleta maior se for bem utilizada.

Aproveite o círculo cromático para gerar combinações interessantes e que representam a personalidade do seu negócio.

Com essas orientações fica mais fácil encontrar a cor ideal para a sua marca, não é? E para quem ainda está com dificuldade de transmitir seus valores e personalidade por meio do design, procure um profissional para planejar uma paleta de cores para sua identidade visual.

Até a próxima!

Tags: Brandbrandingconteúdocriaçãodesignediçãoengajamentoidentidadeidentidade visualinfluencerinfoprodutoinstagrammarcaMarketingmarketing de conteúdomodaNewspostsredes sociaisreelssocial media
ADVERTISEMENT
  • Marketing
  • Creators
  • Materiais
Baixe nossa Alexa Skill

Eccentric - Todos os direitos reservados | © 2024 - Termos de Uso | Política de privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

*Ao criar sua conta no nosso portal você aceita nossos Termos de uso e Política de privacidade.
All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Utilizamos Cookies para oferecer uma experiência otimizada e personalizada. Confira nossos Termos de uso e Política de privacidade